Você sabe quais são os tipos de coaching?

Você já deve ter ouvido o termo “coaching” em algum momento da sua vida. Contudo, essa é uma atividade recente no Brasil — que chegou para ficar —, o que faz com que seja comum o fato de muitas pessoas não saberem exatamente do que se trata essa prática. Você sabia, por exemplo, que existem vários tipos de coaching?

Definir a especialização do coaching faz com que o trabalho do coach seja mais focado, garantindo melhores resultados. Sendo assim, é possível encontrar diversos tipos de coaching, como: de férias, de planejamento, de emagrecimento, de família, de adolescentes, de liderança, de superação, de aposentadoria, entre muitas outras opções. 

No post de hoje, vamos falar sobre essa prática e, em seguida, explicar como funcionam 4 tipos de coaching: de negócio  executivo, de carreira e de vida. Vamos lá!

Entenda o coaching

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento muito utilizado nos dias atuais, podendo abranger qualquer setor do mercado e, até mesmo, da vida pessoal.

A técnica contribui para o crescimento pessoal e profissional do coachee (cliente que contrata o processo de coaching), por meio de técnicas e métodos desenvolvidos pelo coach (profissional que conduz o coaching), trazendo resultados como melhoria da autoestima, motivação, autoconhecimento e confiança.

Coaching de Negócio

Essa modalidade é mais utilizada por pessoas que buscam abrir um novo empreendimento e por pequenas e médias empresas, que buscam alavancar seu negócio. Através da orientação dos seus empresários e empreendedores, é trabalhado o desenvolvimento de competências necessárias para o crescimento da organização e maximização de resultados.

O coaching de negócio traz benefícios tanto para o empresário quanto para as pessoas que trabalham para ele, dando suporte para eliminar possíveis bloqueios internos, o que melhora a comunicação e o relacionamento entre os colegas de trabalho, otimizando os resultados e o desenvolvimento de toda a equipe.

Coaching Executivo

Tem como finalidade potencializar os resultados de seus funcionários, sendo mais comum a prática em colaboradores de alto nível hierárquico, pois traz vantagens competitivas para o coachee e para a empresa.

As melhorias provenientes do coaching executivo são: aumento da produtividade, aumento da segurança na tomada de decisões e no ambiente de trabalho, desenvolvimento da equipe, motivação dos trabalhadores, maior flexibilidade e relações interpessoais mais eficientes.

Coaching de Carreira

Auxilia pessoas que estão no processo de inserção no mercado de trabalho e, também, aquelas que buscam mudanças em suas carreiras — seja por terem dúvidas, insatisfações na profissão, ou por estarem voltando ao mercado depois de um tempo afastado.

O coaching de carreira tem como finalidade ajudar os profissionais a descobrirem quais são seus objetivos e a traçar estratégias para atingir as metas profissionais, redirecionando a carreira quando necessário e auxiliando, também, no currículo da pessoa.

Coaching de Vida

O choaching de vida engloba mais aspectos que os demais tipos de coaching, direcionando pessoas em suas dificuldades na vida pessoal, nos momentos de incerteza, dúvidas, medos e tomadas de decisões.

Através da capacitação e assessoria pessoal, essa modalidade traz benefícios, como: crescimento pessoal, autorrealização, melhoria na qualidade de vida, maior equilíbrio mental, fortalecimento pessoal, autoestima e autoconhecimento.

Como você pôde perceber, o coaching está presente em diversos setores e possui diversas abordagens. Contudo, os resultados finais — quando é realizado de maneira correta — são os mesmos: potencializar o desempenho do coachee no aspecto ou setor desejado.

E então, gostou do artigo? Quais os tipos de coaching você conhece? Já teve alguma experiência com essa técnica? Deixe um comentário abaixo nos contando suas respostas!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta