Ter disciplina no trabalho ajuda no desenvolvimento profissional?

Se você está sempre à procura de um diferencial para alavancar sua carreira, já fez cursos, seminários e outras atividades e sentiu que nada disso trouxe os resultados esperados, talvez a solução para o seu problema esteja numa mudança de atitude. Neste caso, estamos nos referindo à disciplina no trabalho.

Quer saber como a disciplina pode fazer a diferença em sua carreira? Então acompanhe este artigo até o final e compreenda como uma simples mudança de comportamento pode transformar você num verdadeiro profissional de sucesso. Boa leitura!

Como a disciplina pode ajudar?

A disciplina talvez seja o grande investimento que um profissional pode fazer em si mesmo. E o melhor: ele é gratuito! Ter regras estabelecidas para o próprio comportamento permite a você produzir em função de metas e assim alcançar resultados práticos. Em longo prazo isso pode colocar você num patamar consideravelmente mais elevado.

Assim, quando se é um profissional disciplinado, você tem melhores condições para crescer na empresa em que atua. Essa é uma característica muito valorizada por grandes líderes das maiores empresas do mundo. Eles sabem da importância de contar com pessoas disciplinadas em sua equipe e, em muitos casos, colocam a disciplina até mesmo acima do talento.

Foi-se o tempo em que as grandes organizações apostavam todas as suas fichas em gênios indomáveis. Atualmente, um profissional qualificado necessariamente é disciplinado. Por isso é fundamental considerar a disciplina na sua vida para melhorar sua produtividade.

Como aumentar a disciplina no trabalho?

  • Defina seus objetivos na carreira: um problema muito comum entre profissionais que parecem estagnados é justamente não definir — em termos práticos — o que querem para sua carreira. Estabelecer metas, considerando objetivos em curto, médio e longo prazo, pode ser algo terrível para quem transforma a dúvida em zona de conforto.

Mas não se engane: você precisa saber o que quer da vida, ainda que isso signifique abrir mão de certas coisas. Quando você define metas, fica muito mais fácil enxergar caminhos para atingi-las e assim alcançar o sucesso;

  • respeite os horários: Uma vez que você estabelece as metas, é hora de se concentrar em como alcançá-las. Nesse sentido, saber respeitar horários é fundamental. Tanto para que você não perca tempo tendo que ficar depois do expediente, quanto para que você se acostume a fazer as coisas conforme combinado.

Sem isso, sua maneira de agir e de lidar com as outras pessoas vai se transformar num caos. É importante que elas olhem para você como alguém que conhece as regras e sabe lidar com elas. Isso é saber conviver em sociedade;

  • concentre-se no trabalho: disciplina só vem com foco. Isso significa evitar distrações tão comuns no dia a dia, tais como aplicativos no celular, redes sociais, entre outros.

Você pode até conseguir dar conta de todas as suas obrigações, ainda que faça outras coisas ao mesmo tempo, mas verá que, uma vez concentrado nas suas atividades, você terá condições de concluí-las em menos tempo e com muito mais qualidade.

E você? Tem outras táticas para obter disciplina no trabalho? Compartilhe conosco. Deixe seu comentário.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta