Saiba o que se deve fazer depois da entrevista de emprego

Participar de processos seletivos nos tira da zona de conforto. Ser avaliado para uma nova oportunidade de emprego pode nos deixar nervoso e inseguro. Se a ansiedade surge antes de fazer a entrevista, geralmente, ela permanece até que o resultado seja divulgado. Dúvidas sobre a impressão causada nos entrevistadores chegam até a tirar o sono de alguns candidatos. 

Se você quer aprender a se manter mais calmo depois da entrevista de emprego, confira nossas dicas nesse artigo: 

Faça uma autoanálise

Depois de passados os momentos de tensão, avalie sua entrevista. Tudo saiu como planejado? Você forneceu todas as informações importantes? Deixou de citar algo relevante ou falou o que não devia? Analisar o seu desempenho pode te deixar mais tranquilo. Mesmo que a entrevista não tenha acontecido exatamente como você esperava, pense sobre o que você poderia fazer de forma diferente em oportunidades futuras.

Controle a ansiedade

Por mais difícil que possa ser, mantenha a calma. Muitos candidatos não conseguem estudar, trabalhar, dormir ou até mesmo comer, graças a ansiedade pela resposta da empresa. Você pode aproveitar o momento para meditar ou fazer exercícios de respiração e tentar fazer novas atividades enquanto aguarda, como ler um livro ou ver um filme, para relaxar a mente. Não comprometa sua qualidade de vida e seu bem-estar por conta de uma decisão que não está ao seu alcance. Você já fez sua parte. O próximo passo é esperar.

Entre em contato com cautela

Na maioria dos casos, o entrevistador informa o candidato sobre o prazo para divulgar o resultado. O tempo de espera costuma variar entre uma e duas semanas. Caso a empresa não entre em contato após o prazo combinado, você pode, sim, tomar a iniciativa de resgatar o diálogo.

Para estabelecer um primeiro contato, dê preferência ao email ou ao telefone. É mais cômodo para o entrevistador e mais sutil para você. Tenha cuidado com a linguagem e o tom do discurso. Você não sabe o motivo pelo qual a empresa atrasou na divulgação da resposta, então não ponha o entrevistador contra a parede.

Apresente-se com uma postura ponderada e gentil. Tenha cuidado com a sua imagem pessoal. Se você avançou por todo o processo e chegou à etapa de entrevistas, pressionar muito pela resposta pode não ser bem visto pela empresa. 

Peça um feedback

Uma contratação é como um casamento. Para que tudo funcione bem, é preciso que o candidato seja o certo para a vaga. Se a empresa achou que você não era o candidato ideal para o momento, ela tem seus motivos.

Se o resultado da entrevista for negativo para você e a vaga for ocupada por outro candidato, perceba se há abertura e  pergunte ao entrevistador se ele pode fornecer um feedback mais detalhado com relação ao seu desempenho na entrevista. Deixe claro que sua intenção é identificar seus pontos de melhoria a fim de trabalhar neles.

E você? Já viveu alguma experiência marcante em alguma entrevista de emprego? Como você se comportou depois da entrevista? Conte pra gente nos comentários.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta