Saiba como o feedback pode ajudar seu desenvolvimento profissional

O autoconhecimento é uma busca secular que transcende gerações. Conhecer a si próprio em toda a sua plenitude é algo raro e que demanda muito tempo e análise. Sabe aquele momento na vida, que tudo passa a fazer sentido? Que as situações se solucionam com rapidez e clareza, mesmo em momentos de grande complexidade? Então, para algumas pessoas essa seria a descrição de um momento de epifania, para outras, apenas o autoconhecimento edificando decisões maduras.

\r\n

Não importa qual o conceito seja atribuído a essa experiência, mas sim, o que fazer para chegar a esse equilíbrio pessoal, enriquecer suas relações interpessoais e por que não potencializar o seu desenvolvimento profissional. A chave do sucesso para o autoconhecimento, está intimamente ligado a autoavaliação e o retorno responsivo de cada um, chamamos isso de feedback.

\r\n

As vantagens do feedback para o desenvolvimento profissional

\r\n

Melhoria no desempenho

\r\n

O feedback é um meio de comunicação versátil e tem por objetivo avaliar resultados. Em linhas gerais, é uma ferramenta poderosa que propicia a franca análise dos atos executados, averiguando os erros e acertos. Porém, nem todo mundo sabe como lidar com críticas, sejam elas construtivas ou não.

\r\n

Receber considerações do seu superior a respeito do trabalho realizado pode ser algo muito proveitoso para o seu amadurecimento profissional. Os feedbacks devem ser encarados como oportunidades de reflexão, nem toda observação que não agrada aos ouvidos é necessariamente uma crítica. Abstenha-se da mania de perseguição e autopiedade, extraia o melhor que puder das orientações feitas a você e melhore seu desempenho.

\r\n

 Ouça com atenção todos os pontos abordados, essa é uma boa hora para repensar nos seus feitos, localizar e corrigir prováveis falhas que estão impedindo o seu progresso. Não adianta bater o pé e insistir em erros reincidentes, você só obterá novos resultados se estiver disposto a abrir mão dos velhos vícios e corrigi-los.

\r\n

Realização profissional

\r\n

Existem pessoas que não possuem motivação alguma para pular cedo da cama e ir trabalhar. E você, como anda sua motivação?  Buscar a felicidade em todos os ramos da vida deveria ser obrigatório! Nada é mais avassalador do que se arrastar dia após dia, ano após ano em atividades tediosas e desgastantes.

\r\n

É fato, que muitas vezes somos impulsionados a aceitar uma vaga de emprego pela remuneração, contudo, ter paixão pelo que se faz traz leveza para o seu caminho. Mas enquanto o vaga dos sonhos não chega, que tal dar uma chance para a oportunidade que você já tem? Invista em você mesmo!

\r\n

Foque nos seus objetivos, use o feedback como pilar de sustentação em suas decisões, aproveite os elogios sinceros e opiniões não tão amistosas para edificar a personalidade de liderança que há em você. De repente, você já tem em mãos a tão sonhada oportunidade que desejou e não se deu conta, por não saber lidar com sua inteligência emocional. Aprenda a absorver as considerações a seu respeito, tanto para obter fins lucrativos quanto para desenvolver talentos adormecidos. Assim você está em desenvolvimento profissional constante.

\r\n

Recolocação profissional

\r\n

Depois de tantos anos laborando na mesma empresa, é desconfortável se sentir flutuando no mercado de trabalho. Ser demitido fragiliza qualquer pessoa. Se você detém Know How o bastante para ocupar vagas promissoras, mas se sente inseguro e desmotivado, que tal procurar a ajuda profissional de um coaching?

\r\n

Mas você sabe o que é coaching e como ele pode te ajudar? O profissional Coach é como um gênio da lâmpada mágica, capaz de resolver todos os seus problemas. O Coach, através da capacitação e assessoria pessoal, detectará todos os pontos necessários a serem desenvolvidos na sua vida. Esse profissional é encarregado de compilar os melhores feedbacks pessoais e profissionais, capazes de reprojetar você não só no mercado de trabalho, mas também na vida. Quer se tornar mais confiante e ter desenvolvimento profissional com maestria? Aposte no coaching!

\r\n

Gostou da matéria? Então não se esqueça de curtir nossa página no Facebook  para acompanhar todas as novidades que trazemos a você!

\r\n

 

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta