Saiba como fazer networking eficiente

Finalmente você estava com a vida no rumo certo: casou-se, teve filhos, mas, antes disso, já tinha se formado em uma boa faculdade e conseguido um trabalho de prestígio. As finanças equilibradas, os planos de férias e aposentadoria reconfortantes… E então, tudo muda. O cenário econômico e político influenciam diretamente as bases da empresa em que você trabalha e, quando menos espera, acaba sendo demitido. Como fazer networking pode ser a sua salvação?

O que fazer agora? A quem recorrer? Nessas horas, se você já conta com uma rede de contatos bem nutrida com pessoas que te conhecem e que confiam no seu trabalho, principalmente na sua pessoa, esse passo será mais fácil. Mas se esse não é o seu caso, confira nossas dicas de como construí-la de maneira eficiente!

Como fazer networking

Quando falamos de networking e de rede de contatos bem nutrida, estamos nos referindo àqueles contatos que você fez ao longo da sua vida. Aqueles com quem conversou sobre seus objetivos e suas metas profissionais. São as pessoas que você ouviu e ajudou de alguma forma, e que continuam presentes na sua vida, que você tem o número de telefone, o e-mail ou alguma forma de contatá-los.

Caso essa rede não exista ou esteja desativada, alguns pontos podem ser examinados, a fim de restaurá-la:

1. Relembre colegas do passado

Relembre dos seus colegas de escola, cursos e faculdade, pessoas com quem já trabalhou antes ou mesmo pessoas que conheceu em algum evento. Quais deles ainda podem ser contatados?

2. Faça contato

Inicie o contato, convide para tomar um café, pergunte como estão, o que vêm fazendo, onde estão trabalhando. Lembre-se de, ao mesmo tempo em que estiverem conversando, ir anotando mentalmente sobre como você pode ajudar essa pessoa e como ela pode te ajudar. O segredo é ouvir, se mostrar solícito e realmente ser honesto sobre a sua situação.

3. Inscreva-se e participe de eventos da sua área

Uma excelente maneira de conhecer pessoas que podem te indicar uma boa oportunidade no mercado é frequentando feiras, congressos e cursos na sua área. Fique atento, pois existem muitos eventos gratuitos que podem fazer toda a diferença.

Você precisa se preparar antes de ir, portanto, leve seus cartões de visita, uma agenda e caneta. Fale com as pessoas naturalmente, se apresente, pergunte sobre como o evento ajuda a pessoa em sua carreira profissional, fale sobre suas expectativas, seja simpático e gentil.

4. Comunique-se

Não menospreze ninguém! No momento em que se está buscando uma recolocação profissional, todos os contatos valem ouro. Mas eles precisam saber sobre as suas intenções para ajudá-lo de verdade. Isso porque existe uma teoria de que uma pessoa pode, através dos contatos dela, chegar a uma pessoa-chave que conhece alguém com potencial para te ajudar, indicando você àquela vaga tão sonhada.

O mais importante em como fazer networking de forma eficiente é nutrir seus contatos, seja enviando uma mensagem simples, seja compartilhando assuntos em comum ou mesmo convidando para algum evento. Que tal começar agora, compartilhando esse artigo nas suas redes sociais?

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta