Quer ser feliz no trabalho? Veja 3 atitudes de um profissional realizado!

Uma vez que os objetivos profissionais são parte dos propósitos que traçamos em nossa vida pessoal, quando não nos sentimos realizados profissionalmente é muito comum nos sentirmos sem rumo.

Se você não está satisfeito com seu trabalho e com as atividades que tem executado, esse pode ser o motivo responsável por afetar outras áreas de sua vida, e por isso listamos aqui atitudes que você deve começar a praticar agora para ser feliz no trabalho.

1. Faça um planejamento de carreira

Se você está se sentindo sem propósito em seu trabalho, é possível que isso esteja acontecendo pois não possui bem definidos quais são seus objetivos profissionais.

Comece analisando sua rotina atual: Você está trabalhando mais tempo do que gostaria? Seu tempo é suficiente para que não deixe de realizar nenhum projeto pessoal? Você tem se sentido estressado ou pressionado com as obrigações da rotina?

Responder a questões como essas podem ser o ponto de partida para perceber os primeiros sinais que podem estar te causando desconforto e, partindo disso, poderá começar a traçar as estratégias de planejamento de carreira.

Seu objetivo é ser feliz no trabalho, certo? Mas o que especificamente te tornaria um profissional mais realizado? Trabalhar menos, ter mais reconhecimento?  

Uma das estratégias que podem te ajudar muito nesse processo é o acompanhamento por um Coach. Neste artigo você entenderá melhor como o coaching pode te auxiliar em sua carreira, mas o que podemos dizer de antemão é que a assistência deste tipo de profissional te ajudará a descobrir quais são seus obstáculos, como superá-los e manter-se focado em seus objetivos.

2. Aprenda a conciliar objetivos profissionais e pessoais

O trabalho não só é parte de nossa vida como também ocupa, em muitos casos, a maior parte do tempo em um dia. Por isso, saber como equilibrar os objetivos profissionais e pessoais é fundamental para se sentir feliz no trabalho.

Quando a rotina é muito atribulada, com altos níveis de estresse e pressão, é muito provável que ao final do dia você chegue em casa ainda preocupado com as obrigações do trabalho, inapto a dar atenção aos outros aspectos de sua vida. Isso é um hábito perigoso, pois a longo prazo você pode enxergar o trabalho como o responsável por ter te impedido de realizar projetos pessoais.

Por isso é importante atentar-se para seus objetivos pessoais e equilibrá-los com os profissionais, a fim de que um aspecto não se sobreponha a outros, e a próxima dica que daremos te ajudará a por isso em prática:

3. Organize-se

Quando estamos há muito tempo na mesma rotina, é como se estivéssemos em um modo “piloto automático”, e muitas vezes deixamos de refletir sobre coisas que fazemos que poderiam ser feitas de uma maneira diferente e mais benéfica em vários aspectos.  

Reveja sua rotina, analise se não está acumulando funções e reflita sobre a possibilidade de delegar mais tarefas. Pare para pensar em todas as atividades que realiza e proponha uma reorganização. Se você deseja ter mais tempo para a família, por exemplo, analise se não há a possibilidade de otimizar seus horários de trabalho, conciliando com outros compromissos de seu dia a dia.  

Nesse processo o trabalho de coaching também pode te ajudar, e se você se identifica com alguns dos sinais listados neste artigo, tenha certeza de que é realmente a hora de investir em coaching para te ajudar em sua carreira.

Pronto para ser feliz no trabalho?  

Realização profissional é um processo que exige disciplina e uma atitude positiva perante os obstáculos enfrentados no caminho e, quando se está há tempos desmotivado isso pode parecer um empecilho muito difícil de encontrar solução. Por isso é importante ter disciplina e contar com ajuda de profissionais que conhecem técnicas para facilitar este processo.

Conheça nossos serviços de coaching e descubra como tornar-se um profissional realizado. Se você gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais e ajude outros profissionais a descobrirem como ser feliz no trabalho! 

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta