Qual o melhor momento para buscar ajuda de um coach pessoal?

Você já se sentiu perdida no meio de muitas possibilidades de escolha? Ou tem dificuldades para atingir metas que você mesma traça? Se a resposta for positiva, fique tranquila: atualmente, muitas pessoas vêm passando por momentos de angústia e dúvidas.

A boa notícia é que é possível contar com a ajuda do coach pessoal, um trabalho que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Por meio de uma série de técnicas que envolvem dinâmicas e questionamentos, o coachee (profissional que realiza o coach) consegue entender as dificuldades do seu cliente e procura ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para solucionar as suas questões.

Qual a diferença entre coach pessoal e coach profissional?

O coach pessoal é um tipo de consultoria que anda de mãos dadas com o coach profissional. As técnicas são as mesmas — o que muda é o objeto do trabalho.

Quem busca a ajuda do coachee para profissionais são aquelas pessoas que procuram orientação para a carreira, tanto para realizar mudanças quanto para se desenvolverem na empresa em que trabalham.

O coach pessoal trabalha questões particulares de cada um e que não têm a ver com a profissão necessariamente. Quem busca esse tipo de consultoria está atrás de orientação para cumprir metas da sua própria vida ou mesmo um norte para traçar objetivos pessoais a serem superados.

Portanto, o coachee pessoal lida com assuntos como relacionamentos, saúde, emagrecimento, inteligência emocional, capacidade de comunicação, bem-estar, equilíbrio etc. Se você tem angústias em algumas dessas áreas, pode procurar o trabalho do coach pessoal.

Quando procurar o coach pessoal?

Não há um momento determinado e certo para que você procure a orientação de um coachee pessoal. Isso varia de acordo com os objetivos e necessidades de cada um.

O certo é que há duas situações que, geralmente, levam as pessoas a procurarem a consultoria: uma delas é a falta de perspectivas na vida pessoal e a dificuldade de enxergar o futuro com otimismo.

A outra são os casos de pessoas que até possuem um norte a perseguir na vida, mas não conseguem traçar uma estratégia adequada para chegar aos objetivos.

Nos dois casos, o coach pessoal funciona muito bem, em qualquer época.

Como o coach pessoal pode ajudar?

Geralmente formados em psicologia (mas não obrigatoriamente), os coachees são treinados para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para seus questionamentos por elas próprias.

A técnica utilizada é basear cada sessão de coach em uma série de perguntas que leva a pessoa a refletir sobre os seus questionamentos e buscar respostas às suas próprias dúvidas.

Por exemplo: se você está em dúvida sobre o futuro de um relacionamento, o coachee irá desafiá-lo com perguntas que o instigarão a questionar a qualidade da relação e as perspectivas futuras. A partir daí, você conseguirá ter um norte mais claro para obter as respostas.

Se você se interessou pelo trabalho, saiba que cada vez mais pessoas estão buscando a ajuda de uma consultoria de coach pessoal. Ela traz alívio e motivação para buscar as metas e objetivos que você acredita serem importantes.

Quer complementar esse tema com outra leitura fundamental para você? Então, saiba mais sobre a importância do marketing pessoal!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta