Procrastinação: vença esse obstáculo na vida profissional

Já sabemos que a procrastinação atrapalha o andamento de tarefas e atividades e precisamos tomar muito cuidado e atenção para não adiar demais nossos projetos e deixar que nosso dia a dia se torne ocioso.

Precisamos pensar também que a procrastinação e o desânimo são inimigos do desenvolvimento profissional. Para conquistar crescimento e novas oportunidades na carreira, é preciso dar alguns passos para eliminar esse obstáculo e alcançar o sucesso.

Confira algumas práticas que podem auxiliar:

Não adie cursos e aperfeiçoamentos

Para saber onde se está e para onde deseja ir, é essencial que um profissional saiba em que estágio de sua carreira se encontra. Para isso, o primeiro passo é fazer um diagnóstico de sua situação profissional, analisando suas qualidades e limitações. Dessa forma, talvez surja a percepção de que é hora de buscar uma especialização para melhorar determinadas habilidades.

Muitas vezes, a vontade de fazer uma pós-graduação ou mestrado é adiada, por falta de tempo ou mesmo por causa do desânimo. Mas é preciso enxergar esse tipo de investimento como uma oportunidade de aperfeiçoar seus pontos fracos.

Além disso, voltar a estudar garante a ampliação de sua rede de relacionamentos, pois permitirá conhecer pessoas novas na mesma área de atuação. Mais um motivo para participar de cursos, palestras, eventos e seminários.

Fortaleça o networking

Ao longo da carreira, é importante criar laços e construir uma rede de relacionamentos, tanto para a troca de conhecimento e informações quanto para quando precisar de apoio ou uma indicação.

Seja no momento de encontrar uma oportunidade melhor ou na busca de recolocação no mercado, conversar com amigos, familiares e colegas da faculdade ou de antigos empregos pode ser o melhor caminho para uma vaga.

Muitas vagas são divulgadas apenas internamente nas empresas ou dependem de indicações, por isso é bom que sua rede de amigos e colegas esteja informada de que você está em um momento de transição na carreira.

É importante ressaltar que networking é um processo de longo prazo. Não procure aquela pessoa que não vê há anos apenas porque ela é influente e pode ajudar. Cultive relacionamentos e mantenha contato com as pessoas espontaneamente e de maneira respeitosa.

Procure ajuda

Buscar orientação profissional pode ser a melhor forma de combater a autossabotagem e as crenças limitantes que, geralmente, são a origem da procrastinação.

O coaching, muito utilizado atualmente, ajuda na definição de metas e auxilia que elas sejam alcançadas de maneira prática. O processo é um poderoso aliado na hora de repensar a carreira e estabelecer estratégias para conquistar os objetivos do profissional.

Além disso, esse tipo de orientação potencializa as chances de desenvolvimento de habilidades, aumentando a autoconfiança e a possibilidade de crescimento tanto no trabalho como na vida pessoal.

Esse trabalho faz com que o profissional perceba seus comportamentos e pensamentos nocivos e possa impedir que eles interfiram em suas ações e em seu crescimento. Dessa forma, as chances de sucesso e resultados extraordinários na carreira aumentam significativamente.

Agora que você já sabe como vencer a procrastinação como obstáculo de crescimento na vida profissional, confira nosso artigo que ensina como tornar produtivos os momentos de procrastinação.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta