Aprenda a lidar com a pressão no trabalho e não explodir!

Uma pessoa que valoriza sua carreira está sempre buscando alcançar novos objetivos e se superando com os mais diversos desafios. Entretanto, a correria do dia a dia, a falta de tempo e o acúmulo de problemas de origem profissional têm tornado cada vez mais difícil a tarefa de lidar com a pressão no trabalho sem abrir mão da qualidade de vida.

Considerando essa dificuldade, criamos este post dando dicas imprescindíveis para lidar com os obstáculos de forma inteligente e não ser engolido pela rotina estressante. Continue a leitura e confira!

Não entre em pânico

É natural que, diante de vários problemas que parecem se empilhar, a pessoa adote uma postura conformista e negativista. No entanto, sucumbir aos empecilhos só dificultará a resolver os problemas que resultaram na situação enfrentada.

Portanto, é fundamental manter a calma e o foco para conseguir analisar racionalmente os problemas e, assim, conseguir enxergar soluções para eles.

Adote uma perspectiva otimista

Muitas pessoas confundem adotar uma visão otimista com se iludir. Trata-se de um erro comum, porém grave. Apenas por meio de uma ótica otimista é possível perceber oportunidades em cada conflito.

É necessário ter a sabedoria de entender que cada obstáculo é uma chance para se desenvolver. Desta forma, procure perceber maneiras de se beneficiar com cada dificuldade vivida. Assim, logo estará convertendo situações de crise em importantes aprendizados.

Aceite o que você pode fazer

Ao se deparar com muitos problemas, às vezes, as pessoas se perdem divagando sobre o que poderia ser diferente. Em vez de gastar seu tempo lamentando a realidade apresentada, procure identificar o que está ao seu alcance para reverter a situação.

Faça tudo que pode ser feito e aceite o que está além de seu controle. No âmbito profissional, é importante não trazer toda a responsabilidade para si. Para isso, saiba delegar tarefas e buscar ajuda, tanto de parceiros quanto de auxílios externos, como mentores e coachs.

Lide com os conflitos

Muitas vezes, pode parecer mais eficaz ignorar certas pendências em vez de lidar com elas diretamente. Essa atitude pode até aliviar a situação momentaneamente, mas, certamente, trará consequências indesejáveis no futuro.

Aprenda a lidar com os problemas que surgirem, não deixe que eles se acumulem nem adote uma postura de vítima, agindo como se fosse incapaz de buscar soluções.

Em relação aos desentendimentos com outras pessoas, tenha empatia e busque entender o lado do outro. Gaste seu tempo e energia procurando soluções, não culpados. Seja transparente em sua forma de comunicar e tente negociar resoluções que beneficiem todas as partes envolvidas no problema.

Administre seu tempo

Todos nós gostaríamos de ter mais tempo para lidar com as inconveniências do dia a dia. Uma maneira eficiente de lidar com a falta de tempo é criar uma lista valorizando as questões prioritárias.

Além disso, é importante conseguir notar os “ladrões de tempo” como, por exemplo, o uso constante de redes sociais e reuniões desnecessárias. Na gestão do tempo, também é essencial estabelecer metas realistas.

Com a pressão no trabalho por resultados cada vez mais imediatos, é natural para uma pessoa às vezes se sentir perdida e afogada em contratempos. Por outro lado, com serenidade e objetividade é possível contornar as dificuldades e não se deixar consumir pelo stress da vida profissional.

Gostou do post? Essas dicas lhe ajudaram a entender como lidar melhor com a pressão no trabalho? Tem alguma contribuição que gostaria de ressaltar? Participe comentando abaixo!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta