Plano de carreira: você sabe quais são seus objetivos profissionais?

Talvez você tenha trabalhado quase sua vida inteira para uma empresa numa área específica. Foi crescendo de cargo, alcançando novos objetivos profissionais, mesmo sem ter feito um plano de carreira específico, e quando menos se deu conta, passaram-se 10, 12, 15 anos. E então, de repente, sua empresa passou por uma reestrutura, e aquilo que você jamais imaginaria que pudesse acontecer, virou um fato: você foi demitido. E agora? Depois de tantos anos se dedicando a uma única corporação, como vou me recolocar no mercado? Como atualizar meu currículo? O que fazer?

\n\n

Primeiramente, saiba que você não é o único profissional a estar com a vida estremecida neste determinado momento. Saiba que mudanças são sempre benéficas, pois nos faz nos mexermos, buscarmos pelo êxito, e alcançá-lo é totalmente possível. Não se desespere. Você tem muitos anos de experiência, e está na hora de usarmos todos eles a seu favor. Embora fale-se muito em crise, o mercado ainda carece de profissionais bem qualificados e principalmente comprometidos.

\n\n

Você se sente perdido, ou gostaria até mesmo de mudar de carreira?

\n\n

Chegou o momento. Aproveite esta demissão como uma oportunidade de chegar onde você sempre sonhou.

\n\n

Mas eu não sei aonde quero chegar…. você pode estar pensando. Tudo bem, muitos de nós não sabemos. Para nos ajudar em momentos cruciais como este é que entra o Coach de Carreira. Um profissional totalmente apto a lhe orientar a alcançar todas suas metas profissionais. Aproveite para ler este artigo que vai lhe ajudar a entender o que é o Coaching.

\n\n

Mas, então, como eu posso saber quais são os meus objetivos profissionais e me recolocar no mercado rapidamente?

\n\n

Trace metas e faça um plano de carreira

\n\n

Com a sua demissão, pode ser que você ainda tenha economias, mas talvez seja preciso que você rapidamente tenha uma nova oportunidade de emprego. Em quanto tempo você pretende estar recolocado no mercado? Um mês? Três meses? É importante fazer um planejamento daquilo que você busca. Seja uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja montar seu próprio negócio. É preciso traçar planos e metas, e colocar prazos. Isso te ajudará a chegar mais perto do seu objetivo profissional .

\n\n

Descubra seus talentos

\n\n

Você pode ter trabalhado e se especializado a vida toda na área comercial por exemplo. Mas, você já reparou que também tem outras qualidades? Sabe liderar uma equipe, é bom em planilhas e precificação, por exemplo. Faça uma lista de habilidades profissionais que você possui. Coloque tudo num papel. Você vai se surpreender com o número enorme de qualidades que você possui. Essa lista pode te ajudar até descobrir uma nova profissão.

\n\n

Renove-se e faça cursos

\n\n

Aproveite o tempo mais ocioso, e faça cursos e aprimore-se. Há muita informação na Internet e até cursos gratuitos, tanto à distância como presenciais. É uma forma de conhecer gente, se autodesenvolver e melhorar seu networking.  

\n\n

Atualize seu currículo

\n\n

Mesmo que você tenha passado muitos anos numa mesma empresa, atualize seu currículo, colocando todas seus grandes feitos e projetos durante todos esses anos. Há muitos sites que podem te ajudar a fazer um novo currículo gratuitamente. Saiba mais aqui.

\n\n

Crie um novo ofício e novas fontes de renda

\n\n

Seu hobby é cozinhar? Por que não investir numa segunda carreira e se profissionalizar? Pode virar uma nova fonte de renda, ou mesmo sua nova carreira profissional.

\n\n

Procure ajuda profissional

\n\n

Invista uma parte da sua economia em Coaching. O processo de Coaching vai de maneira rápida e eficiente te ajudar a traçar seus novos objetivos profissionais, montar um plano de carreira, se recolocar no mercado, e quem sabe até descobrir uma nova carreira que está escondida dentro de você. Investir no autodesenvolvimento profissional e pessoal é o caminho mais promissor.

\n\n

Ficou interessado? Aprenda mais sobre Coaching aqui. Boa sorte!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta