O que não fazer ou falar em uma entrevista de emprego?

Durante processos seletivos, os mínimos detalhes fazem toda a diferença e podem, inclusive, te deixar fora da disputa pela vaga. Por isso, além de saber fazer um currículo impecável, é fundamental saber se comportar durante a entrevista de emprego, se policiando para não fazer ou falar nada que possa ser mal visto pelo recrutador e diminuir as suas chances de conseguir a vaga.

Quer saber o que você não pode fazer ou falar durante uma entrevista de emprego? Fique atento às dicas abaixo!

Não minta, em hipótese alguma

Muitas vezes, as chances de uma nova colocação profissional fazem com que as pessoas queiram mostrar o que não são para agradar e impressionar o entrevistador. Porém, como já diria a sua avó, “mentira tem pernas curtas” e, facilmente pode ser descoberta. A prática é reprovada pelas empresas e, por isso, o melhor é ser sempre verdadeiro com o recrutador.

Não critique empresas ou chefes anteriores

Outra prática que não é aprovada durante os processos seletivos é falar mal das empresas em que você já trabalhou ou de antigos chefes. Quando perguntarem sobre as suas experiências passadas, fale sobre o que aprendeu nas empresas que já trabalhou. Ao ser questionado sobre porque quer sair do atual emprego, seja discreto e diga, por exemplo, que busca novas oportunidades para crescer, ao invés de falar que o seu chefe é ruim ou algo do tipo.

Não faça perguntas básicas sobre a empresa

É de praxe, ao participar de um processo seletivo, que o candidato busque se informar sobre a empresa, suas atividades e o mercado de atuação. Portanto, ao fazer perguntas muito básicas sobre a empresa, você está demonstrando ao recrutador que não se deu ao trabalho de pesquisar sobre a organização.

Não interrompa o entrevistador

É importante saber se policiar para não falar demais. Lembre-se, quem deve ter conduzir a entrevista é o recrutador. Por isso, tente passar todas as informações que julgue interessantes de forma sucinta. Caso você queira falar algo que não lhe foi perguntado, não se preocupe. Na maioria das vezes, ao final da entrevista, o profissional abre espaço para que você acrescente algo que ache relevante.

Deixe o celular no silencioso durante a entrevista de emprego

Mesmo enquanto você aguarda, evite utilizar o celular ou outros aparelhos eletrônicos, como tablets. Além disso, em hipótese alguma interrompa a entrevista para atender a chamadas ou ler e enviar mensagens. Mostre ao recrutador que toda a sua atenção está focada na entrevista.

Pequenos detalhes podem fazer a diferença

É preciso se vestir adequadamente para a entrevista, com cores sóbrias e seguindo o dress code da organização. As mulheres precisam se atentar especialmente para estarem com roupas que não vão deixar o colo à mostra ao se mexerem e, ainda, para não carregarem na maquiagem. Outro detalhe importante é a pontualidade, por isso, se programe para chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência. Fique atento também ao tom de voz, à linguagem, utilizando sempre um português correto, e às expressões corporais. Afinal, todas as suas ações são analisadas nas entrevistas de emprego.

Muitas vezes, ao participar de processos seletivos, os candidatos ficam ansiosos e acabam cometendo alguns deslizes. Por isso, é preciso se preparar, ficar atento e se policiar para que nada atrapalhe a sua chance de ter um novo emprego.

Se você tem alguma outra dica sobre o que não fazer ou falar em uma entrevista de emprego, conte pra gente nos comentários!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta