O que fazer para parar de dar desculpas?

Todos nós já demos alguma desculpa para não fazermos algo que não queríamos, mas o que na maioria das vezes cauda essas desculpas são o medo e a incerteza de realizar planos, projetos ou qualquer outra coisa na sua vida.

\r\n

Muitos de vocês já deve ter encontrado motivos banais, sem importância para evitar algum tipo de situação que você teme ou algo que não se sente confortável.

\r\n

Se você é mestre em dar desculpas, dá desculpas esfarrapadas no trabalho, escola ou faculdade e na sua vida pessoal e quer parar de dar desculpas para tudo, é necessário saber lidar com o medo e com a incerteza e impedir essas atitudes muitas vezes “inocentes” e automáticas e dar desculpas.

\r\n

Seja honesto

\r\n

Quanto mais você mente para si mesmo ou inventa desculpas, mas esse processo se torna fácil e automático. Entretanto a verdade e a honestidade também funcionam dessa maneira, quando mais coisas verdadeiras você disser, mas fácil se torna.

\r\n

Por isso seja honesto com as pessoas se você não quer ir a alguma festa ou está com medo de realizar determinado tarefa, diga isso as pessoas. É mais feio mentir e dar desculpas do que ser sincero.

\r\n

Estabeleça metas e prioridades

\r\n

Coloque em uma lista todas as desculpas que você costuma dar por algum motivo e que de alguma forma de impediram de realizar alguma meta, para poder observar seus obstáculos.

\r\n

Depois de listadas olhe cada uma e encontre formas de resolvê-las ou contorna-las, assim você para de colocar dificuldade nas suas metas e de inventar desculpas para elas.

\r\n

É essencial que você utilize seu tempo para fazer coisas que realmente tenham importância para você.

\r\n

Estabeleça objetivos reais

\r\n

As desculpas geralmente aparecem quando você precisa passar por alguma situação que está próxima e ainda não está preparado para enfrentá-la, como a entrega ou apresentação de algum projeto, mas para que você consiga alcançar suas metas é necessário no início traçar objetivos realistas, mais fáceis de serem concluídos. Dessa forma você conseguirá termina-los e não irá sentir que está falhando.

\r\n

Use a automotivação como forma de parar de adiar as coisas

\r\n

Sabe aquela frase não deixa para amanhã o que você pode fazer hoje? É exatamente isso, não espere para resolver algo que pode ser feito imediatamente, deixar para mais tarde é apenas uma forma de enrolar porque você não quer fazê-las. A automotivação pode ser importante para de dar desculpas.

\r\n

A maneira como a sua mente visualiza uma tarefa é como você irá realizá-la, por isso entenda os padrões da sua mente para transformas esses padrões em argumentos produtivos.

\r\n

Seja positivo

\r\n

É difícil dizer isso, mas é uma atitude que você deve se esforçar para manter, não deixe que acontecimentos do dia a dia alterem o seu humor, pois isso vai fazer com que seu dia seja muito difícil. Quando essa tarefa se tornar difícil, pense em algo que te deixa feliz.

\r\n

Seja bom para si próprio

\r\n

Acredite na sua capacidade de realizar tarefas, senão jamais será seguro o bastante para não dar mais desculpas e enfrente o que é necessário.

\r\n

Dessa forma, analise seus pontos fracos para melhora-los e encontre seus pontos positivos para que seu desempenho seja mais proveitoso.

\r\n

Aprenda com seus erros

\r\n

Não permita que seus erros de impeçam de realizar coisas, seja flexível com você mesmo, errar é humano, aprenda com eles e não cometa novamente.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta