O que é coaching e como isso pode te ajudar na carreira?

Mudar é preciso, seja por situações que a vida leva, ou por escolha própria. A grande questão é que, por padrão, a maioria das pessoas tem dificuldade de lidar com esta situação. Saber o que é coaching e como ele pode ajudar pode fornecer a resposta para o dilema.

O profissional que já tem experiência no mercado é muito confiante em seus conhecimentos técnicos e nem sempre leva em consideração quanto o aspecto emocional e de relacionamento pode influenciar em sua recolocação no mercado.

É por isto que a discussão sobre o que é coaching e como ele pode influenciar positivamente na carreira de um profissional é válida e propomos neste post. Vamos lá?

O que é coaching?

O coaching é um processo de acompanhamento para o autodesenvolvimento, evolução ou redescoberta profissional ou pessoal.

Realizado por um Coach, ele ajuda o coachee, indivíduo que está recebendo o acompanhamento, a identificar suas potencialidades, fraquezas e meios para aprimorá-las e/ou corrigi-las.

Neste processo, o Coach não necessariamente é um profissional da mesma área. Seu foco é trabalhar de forma estratégica e lógica o aspecto motivacional e emocional do profissional que almeja se recolocar no trabalho ou buscar outros desafios, diferentemente do Mentoring.

Quais são as características de um bom Coach?

Para escolher um bom Coach, é preciso ter uma identificação profissional e com o estilo que ele atua. Uma boa conversa durante uma sessão pode apontar se existe compatibilidade e se ele possui habilidade para adaptar a sua demanda.

Além disto, outras características podem oferecer um bom sinal da qualidade do seu serviço, tais como:

Orientação para resultados

O trabalho do Coach deve partir de forma lógica dos resultados levantados pelo coachee. Quais os resultados esperados, qual seu foco? Um trabalho bem pautado e definido é fundamental para o sucesso do acompanhamento.

Adaptação às necessidades do coachee

O Coach deve saber conduzir as sessões de acordo com a necessidade do cliente. Se ele precisa saber falar em público, por exemplo, esta deve ser uma das diretrizes.

Inovação

Assim como todos os profissionais, aqueles que oferecem coaching também devem estar atentos a inovações e necessidades dos clientes, como o uso de tecnologias como o Skype para atender clientes a longa distância com qualidade e presença.

Quais são os benefícios do coaching?

O coaching oferece diversos benefícios para o profissional, a empresa que ele trabalha ou vai trabalhar e até mesmo para o mercado em geral.

Para o profissional, ele expande sua visão para o lado comportamental, mesmo que ele tenha foco em áreas técnicas e exatas. Ao contratar um Coach, o profissional passa a compreender o valor das relações pessoais e do autoconhecimento e, a partir disto, entende como se desenvolver continuamente e administrar conflitos pessoais e no ambiente de trabalho sem interferir na produtividade.

O coaching será fundamental para organizar as estratégias profissionais e direcionar o esforço de aprendizagem para características profissionais valorizadas em qualquer ambiente de trabalho, como:

  • Saber como controlar o estresse;
  • Aumentar a produtividade profissional e influenciar positivamente a equipe para o mesmo;
  • Diminuir o absenteísmo e melhorar a motivação para o trabalho;
  • Capacitar para desempenho de funções estratégicas como de liderança;
  • Saber focar na solução de problemas de forma prática e na resolução de conflitos.

Quando o profissional entende o que é coaching, compreende que não se trata de um acompanhamento exclusivamente motivacional, mas que ele possui uma estratégia personalizada de aprendizagem essencial para o mercado de trabalho. O coaching pode ser fundamental em diversos momentos profissionais, seja na recolocação, mudança de profissão, ingresso no mercado de trabalho e em muitos outros momentos decisivos do profissional, e seu grande diferencial reside em tornar este processo organizador e enriquecedor.

Quer entender um pouco mais sobre como o coaching pode ajudar na descoberta do potencial para liderança? Então continue sua leitura descobrindo como a avaliação de habilidades e estilo de gestão é tão importante.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta