O que é coaching? Como isso pode te ajudar na carreira?

Você trabalha demais e não tem tempo livre para se dedicar a coisas prazerosas? Você já parou para pensar que isso pode ser fruto de um direcionamento errado de carreira?

Nesse caso é preciso mudar, seja por exigências da vida, seja por escolha própria — ainda que, por padrão, a maioria das pessoas tenha dificuldade de lidar com essa situação. No entanto, é possível contar com profissionais especializados para ajudar nessa mudança. Você já ouviu falar em coaching?

Confira o artigo de hoje e saiba como o coaching pode ajudar a revolucionar os rumos da sua carreira e da sua vida pessoal. Boa leitura!

O que é coaching BH?

O coaching é um processo de acompanhamento para o autodesenvolvimento, a evolução ou a redescoberta profissional e pessoal. Na prática, ele representa a busca pelo desenvolvimento com foco em objetivos estabelecidos pela pessoa — seja no campo pessoal, seja no profissional.

O coaching é realizado por um coach que ajuda o coachee, indivíduo que recebe o acompanhamento. Este é tem o objetivo de identificar suas potencialidades e fraquezas e os meios para aprimorá-las e/ou corrigi-las, por meio de metodologias e da motivação.

Nesse processo, o coach não necessariamente é um profissional da mesma área do coachee, pois seu foco é trabalhar de forma estratégica e lógica o aspecto motivacional e emocional do profissional que almeja se recolocar no trabalho ou buscar outros desafios — esse aspecto é o que diferencia “coaching” de “mentoring”.

Diferentes tipos de profissionais oferecem esse serviço. Eles atendem a todo tipo de perfil: desde profissionais em início de carreira em busca de qualificação para novas oportunidades, até grandes gestores, executivos e outros profissionais que procuram por aperfeiçoamento profissional.

Quais são as características de um bom coach?

Em termos gerais, como as necessidades de cada coachee são sempre diferentes, aquilo que caracteriza um bom coach varia em função delas. Entretanto, existem elementos comuns entre os bons coaches. Isso basicamente diz respeito a fatores como identificação profissional e o estilo entre ele e a pessoa que procura pelo serviço.

Nesse caso, é possível conferir se existe essa compatibilidade a partir de uma boa conversa durante uma sessão. Da mesma forma, é nessa conversa que será possível identificar no profissional se ele possui habilidades para se adaptar à demanda do cliente.

Além disso, outras características podem oferecer um bom sinal da qualidade do seu serviço, tais como:

Orientação para resultados

O trabalho do coach deve partir de forma lógica dos resultados apresentados pelo coachee. Assim, é preciso avaliar temas como os resultados esperados por ele, o foco em sua carreira, entre outros. Um trabalho bem pautado e definido é fundamental para o sucesso do acompanhamento.

Adaptação às necessidades do coachee

O coach deve saber conduzir as sessões de acordo com a necessidade do cliente. Se ele precisa saber falar em público, por exemplo, essa deve ser uma das diretrizes da orientação. Sendo assim, os recursos utilizados em cada sessão deverão considerar a demanda de cada cliente.

Inovação

Assim como todos os profissionais, aqueles que oferecem coaching também devem estar atentos a inovações capazes de contemplar as diferentes necessidades dos clientes — como o uso de tecnologias, como o Skype, para atender à distância com a mesma qualidade do atendimento presencial.

Como escolher um bom coach?

No mundo empresarial há uma grande variedade de profissionais na área de coaching. No entanto, para contratar um, é preciso ter cautela. Para ajudar você a encontrar o coach certo para a sua empresa, veja algumas dicas.

Veja a formação

Um aspecto que deve ser verificado é a formação do profissional. Quais cursos ele fez? Que especialidades ele tem? Atualmente, há muitas escolas de coaching que são referências, como a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching).

Além disso, existem faculdades de gestão que fornecem cursos de coaching. Caso o profissional não possua uma formação nessa área, cuidado.

Verifique a experiência

O sucesso do programa de coaching depende muito da “bagagem” que o profissional dessa área possui. Por isso, é fundamental que a empresa pesquise sobre o histórico do coach.

Um modo de fazer isso é consultar o perfil dele no LinkedIn. Ali você poderá encontrar o nome das empresas para as quais ele presta serviços, o seu tempo de experiência profissional e um resumo dos serviços que executou ao longo desse período.

Ao encontrar o nome das empresas que o coach prestou ou presta serviços, entre em contato com elas para saber mais informações sobre os resultados que esse profissional está produzindo. Além disso, pergunte o que essas instituições acham dele e procure por comentários de clientes do coach na internet.

Conheça a área de atuação

Um requisito que deve ser levado em consideração antes de contratar um coach é saber em que área ele atua — uma vez que existem profissionais especializados em várias modalidades de coaching. Então, se a sua empresa quer aumentar a produtividade dos colaboradores, o coach de saúde não seria a opção correta, mas o de carreira.

Observe as características pessoais

É importante que o coach tenha uma personalidade que faça com que os colaboradores se identifiquem com ele. Desse modo, o processo de coaching terá melhores resultados.

Se os funcionários da empresa são profissionais mais experientes e têm um comportamento mais formal, não seria ideal contratar um coach muito jovem e informal. Por outro lado, um profissional mais maduro e com uma postura mais corporativa dará mais credibilidade ao processo e fará com que os colaboradores tenham mais confiança nele.

Quais são os benefícios do coaching?

Autoconhecimento

O coaching oferece diversos benefícios para o profissional, para a sua empresa e até mesmo para o mercado em geral. Para o profissional, ele oferece um benefício único que é a possibilidade de expandir sua visão em relação a tudo o que diz respeito à questão comportamental, sem perder o foco em áreas técnicas e exatas.

Afinal, ao contratar um coach, o profissional passa a compreender o valor das relações pessoais e do autoconhecimento — e, a partir disso, entende como deve se desenvolver continuamente e administrar conflitos pessoais no ambiente de trabalho sem que isso interfira na produtividade.

Elaboração de estratégias profissionais

Além disso, o coaching será fundamental para organizar as estratégias profissionais e direcionar o esforço de aprendizagem do coachee para características valorizadas em qualquer ambiente de trabalho, tais como:

  • saber como controlar o estresse;
  • aumentar a produtividade e influenciar positivamente a equipe para o mesmo fim;
  • diminuir o absenteísmo e melhorar a motivação para o trabalho;
  • capacitar para desempenho de funções estratégicas — como de liderança;
  • saber focar na solução de problemas de forma prática e na resolução de conflitos.

Quando o profissional finalmente entende o que é coaching ele compreende que não se trata de um acompanhamento exclusivamente motivacional, mas de algo que possui uma estratégia personalizada de aprendizagem essencial para o mercado de trabalho.

Melhoria da qualidade de vida

Uma pesquisa realizada pela empresa Sodexo e divulgada pela revista Época Negócios mostrou que 54% dos profissionais brasileiros estão satisfeitos com o seu emprego. Segundo esse estudo, quase metade dos trabalhadores está infeliz com o seu ofício. Esse é o seu caso? Caso você responda que sim, saiba que o coaching pode ajudar.

As técnicas aplicadas nesse processo ajudam um profissional desmotivado a encontrar uma razão para aumentar a paixão pelo que faz. O coach pode, por exemplo, orientar o profissional a ver maneiras diferentes e mais eficientes de realizar as suas tarefas diárias.

Além disso, talvez seja necessário fazer o coachee perceber o valor que os seus serviços têm para a empresa. Quando isso acontece, o profissional fica mais feliz e, consequentemente, a sua qualidade de vida no ambiente corporativo aumenta.

Bom efeito nos profissionais

Embora o coach não seja um psicólogo, faz parte do trabalho dele ouvir atentamente os profissionais para ajudá-los a superar os desafios de sua carreira. Essa prática tem um excelente efeito no coachee.

Esse diálogo faz com que o profissional se sinta mais leve e, com a ajuda do coach, ele passa a entender o que deve fazer para melhorar a sua situação na empresa.

Retorno financeiro

Uma matéria de revista ISTOÉ mostrou a experiência de um jovem gerente de trade marketing de uma empresa de cosméticos. Ele contou que a felicidade que sente no seu emprego atual não só aumentou a sua produtividade como também o desejo de ver sua equipe trabalhando feliz e motivada.

Quem ganha com toda essa animação é a instituição que obterá lucros cada vez maiores com toda essa motivação. Para ter esse excelente resultado, muitas empresas estão contratando coachs e vendo como o seu orçamento está melhorando.

Como o coaching impacta na carreira de um profissional?

Independentemente da motivação para a contratação de um coach, saiba que existem impactos diretos que o trabalho com esse tipo de profissional traz a você.

Ao realizar uma retrospectiva de sua trajetória profissional, bem como a análise de suas principais características, o coach encontra ferramentas para identificar seu espaço dentro do mercado de trabalho ao considerar suas demandas.

Faz parte do processo de orientação desenvolvido pelo coach o estudo científico de tudo o que envolve a sua carreira para dar a você um direcionamento mais realista, amparado por uma estratégia. Para tanto, ele pode trabalhar com avaliação psicológica, entrevista, análise de forças e fraquezas, entre outras ferramentas.

Dessa maneira, você consegue desenvolver um plano de carreira mais condizente com seu perfil pessoal (algo que muitas vezes é extremamente difícil de fazer, pois as pessoas tendem a idealizar algo distante de suas características) e, finalmente, sentir-se mais confiante e preparado para lidar com metas e objetivos.

Isso tudo pode ser traduzido como otimização de tempo. Lembra do que foi dito no início do texto sobre tempo livre? Pois é, quando você conta com um serviço de coaching você consegue redirecionar sua carreira para fazer tudo o que precisa no dia a dia e ainda encontrar tempo livre para realizar seus projetos pessoais.

O que achou de nosso artigo? Gostou de aprender o que é coaching BH e como ele pode te ajudar na sua carreira? Para continuar acompanhando os nossos conteúdos curta nossa página no Facebook!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Comentários

Deixe uma resposta