O que é coaching? Como isso pode te ajudar na carreira?

É muito comum ver pessoas frustradas por trabalharem demais e não terem tempo livre para se dedicarem a coisas que lhes dão prazer. Mas você já parou para pensar que isso pode ser fruto de um direcionamento errado de carreira?

Neste caso é preciso mudar, seja por exigências da vida ou por escolha própria, ainda que, por padrão, a maioria das pessoas tenha dificuldades de lidar com esta situação. Mas você sabia que é possível contar com profissionais especializados em ajudar a mudar? Estamos falando do coaching.

Imagine um profissional que já possui experiência no mercado e é muito confiante em seus conhecimentos técnicos, mas nem sempre leva em consideração quanto o aspecto emocional e de relacionamento é importante para sua carreira. Numa eventualidade, essa pessoa terá muita dificuldade para se reposicionar no mercado. Será que ele não precisa de uma ajuda?

É por isto que a discussão sobre o que é coaching e como ele pode influenciar positivamente na carreira de um profissional é válida e é isso o que propomos neste post. Vamos lá?

O que é coaching?

O coaching é um processo de acompanhamento para o autodesenvolvimento, evolução ou redescoberta profissional ou pessoal. Na prática, ele representa a busca pelo desenvolvimento com foco em objetivos estabelecidos pela pessoa, seja no campo pessoal, seja no profissional.

O coaching é realizado por um coach que ajuda o coachee, indivíduo que está recebendo o acompanhamento, a identificar suas potencialidades, fraquezas e meios para aprimorá-las e/ou corrigi-las, através de metodologias e motivação.

Neste processo, o coach não necessariamente é um profissional da mesma área do coachee, pois seu foco é trabalhar de forma estratégica e lógica o aspecto motivacional e emocional do profissional que almeja se recolocar no trabalho ou buscar outros desafios, diferentemente do Mentoring.

Existem diferentes tipos de profissionais que oferecem esse serviço. Eles atendem a todo tipo de perfil: desde profissionais em início de carreira, em busca de qualificação para novas oportunidades, até grandes gestores, executivos e outros profissionais que procuram por aperfeiçoamento profissional. Isso significa que o coach não atende somente a pessoas com dificuldades em suas carreiras, mas também a quem procura criar um diferencial e assim conquistar sucesso maior.

Quais são as características de um bom coach?

Em termos gerais, como as necessidades de cada coachee são sempre diferentes, aquilo que vai caracterizar um bom coach varia em função delas. Entretanto, existem elementos em comum entre os bons coachs. Isso basicamente diz respeito a fatores como identificação profissional e com o estilo entre ele e a pessoa que procura pelo serviço.

Neste caso, é possível conferir se existe essa compatibilidade a partir de uma boa conversa durante uma sessão. Da mesma forma, é nessa conversa que será possível identificar no profissional se ele possui habilidades para se adaptar à demanda do cliente.

Além disto, outras características podem oferecer um bom sinal da qualidade do seu serviço, tais como:

  • orientação para resultados:

O trabalho do coach deve partir de forma lógica dos resultados apresentados pelo coachee. Assim é preciso avaliar temas como os resultados esperados por ele, o foco em sua carreira, entre outros. Um trabalho bem pautado e definido é fundamental para o sucesso do acompanhamento;

  • Adaptação às necessidades do coachee

O coach deve saber conduzir as sessões de acordo com a necessidade do cliente. Se ele precisar saber falar em público, por exemplo, esta deve ser uma das diretrizes da orientação. Sendo assim, os recursos utilizados em cada sessão deverão considerar a demanda de cada cliente;

  • Inovação

Assim como todos os profissionais, aqueles que oferecem coaching também devem estar atentos a inovações capazes de contemplar as diferentes necessidades dos clientes, como o uso de tecnologias como o Skype para atender à longa distância com a mesma qualidade que oferecem no atendimento presencial.

Quais são os benefícios do coaching?

O coaching oferece diversos benefícios para o profissional, sua empresa e até mesmo o mercado em geral. Para o profissional, ele oferece um benefício único que é a possibilidade de expandir sua visão em relação a tudo o que diz respeito à questão comportamental, sem perder o foco em áreas técnicas e exatas.

Isso porque ao contratar um coach, o profissional passa a compreender o valor das relações pessoais e do autoconhecimento e, a partir disto, entende como deve se desenvolver continuamente e administrar conflitos pessoais no ambiente de trabalho sem que isso interfira na produtividade.

Além disso, o coaching será fundamental para organizar as estratégias profissionais e direcionar o esforço de aprendizagem do coachee para características valorizadas em qualquer ambiente de trabalho, tais como:

  • saber como controlar o estresse;

  • aumentar a produtividade profissional e influenciar positivamente a equipe para o mesmo fim;

  • diminuir o absenteísmo e melhorar a motivação para o trabalho;

  • capacitar para desempenho de funções estratégicas como de liderança;

  • saber focar na solução de problemas de forma prática e na resolução de conflitos.

Quando o profissional finalmente entende o que é coaching, compreende que não se trata de um acompanhamento exclusivamente motivacional, mas de algo que possui uma estratégia personalizada de aprendizagem essencial para o mercado de trabalho.

Neste caso, o coaching pode ser fundamental para a mudança em diversos momentos profissionais, seja na recolocação, na troca de profissão, no ingresso no mercado e em muitos outros momentos decisivos do profissional. Isso, sempre a partir de processo organizador e enriquecedor, ou seja, sério. Muito diferente de quando a pessoa simplesmente joga tudo para o alto e resolve mudar.

Como o coaching impacta na carreira de um profissional?

Independentemente da motivação que faz você considerar a contratação de um coach, saiba que existem impactos diretos que o trabalho com esse tipo de profissional traz a você, isso diz respeito ao processo de reavaliação da própria carreira.

Ao realizar uma retrospectiva de sua trajetória profissional, bem como a análise de suas principais características, o coach encontra ferramentas para identificar seu espaço dentro do mercado de trabalho, ao considerar suas demandas.

Faz parte do processo de orientação desenvolvido pelo coach o estudo científico de tudo o que envolve a sua carreira para dar a você um direcionamento mais realista, amparado por uma estratégia.

Para tanto, ele pode trabalhar com avaliação psicológica, entrevista, análise de forças e fraquezas, entre outras ferramentas. Dessa maneira, você consegue desenvolver um plano de carreira mais condizente com seu perfil pessoal (algo que muitas vezes é extremamente difícil de fazer, pois as pessoas tendem a idealizar algo distante de suas características) e finalmente se sentir mais confiante e preparado para lidar com metas e objetivos.

Isso tudo pode ser traduzido como otimização de tempo. Lembra do que foi dito no início do texto sobre tempo livre? Pois é, quando você conta com um serviço de coaching você consegue redirecionar sua carreira para finalmente fazer tudo o que precisa no dia a dia e ainda encontrar tempo livre para realizar seus projetos pessoais.

Quer entender um pouco mais sobre como o coaching pode ajudar na descoberta do potencial para liderança? Então continue sua leitura descobrindo como a avaliação de habilidades e estilo de gestão é tão importante.

Comentários

Deixe uma resposta