Networking profissional: 5 dicas para ter sucesso na carreira

De forma sucinta, a expressão networking profissional indica que, quanto maior for a rede de contatos profissionais de uma pessoa, maior será a sua chance de ter sucesso no mercado.

O networking consiste na criação de uma rede profissional de relacionamentos que propicia o compartilhamento de informações úteis para impulsionar carreiras e até mesmo para conquistar recolocações no mercado.

Quando bem estruturado, o networking profissional indica a oportunidade de conhecer potenciais parceiros de negócios, novas oportunidades de emprego, investidores e possíveis clientes.

Por meio dessa prática considerada vital para a vida corporativa, você ganha maior visibilidade no mercado, criando reputação positiva. Em síntese, podemos dizer que, quando cria um networking, você está semeando as sementes para uma carreira de sucesso.

Por isso, separamos cinco dicas para ajudá-la a ampliar o seu networking profissional e se consagrar como uma profissional de destaque na sua área.

1. Planeje

Fazer um contato por semana ou participar de pelo menos um evento mensal relacionado à sua área. Independentemente de qual seja a sua meta profissional, é importante que os seus objetivos e metas estejam bem definidos.

Planeje sua carreira e faça uma lista das conexões que gostaria de ter. E, por fim, procure os melhores caminhos para que suas metas sejam alcançadas, com o intuito de ampliar os seus contatos profissionais.

2. Crie vínculos

A base do networking profissional é a criação de vínculos com outras pessoas, mas não basta sair adicionando qualquer pessoa nas redes sociais. É preciso ter foco nas pessoas com as quais você tenha interesses em comum e enxergue a possibilidade de um relacionamento profissional futuro.

Além disso, é importante observar os locais onde você está criando sua rede de contatos. O LinkedIn, por exemplo, é um bom ambiente digital para fazer networking, já que é atualmente a rede social profissional com maior relevância no mundo corporativo.

3. Aprenda a ouvir

Procure escutar mais do que falar, pois é escutando o outro que você vai adquirir novas experiências e visualizar novas oportunidades de mercado.

Formule previamente algumas questões que você gostaria de fazer para determinado contato. Isso irá direcioná-la durante o diálogo e ajudar a captar maior quantidade de informações.

Lembre-se de que saber ouvir é uma arte e de que essa é uma estratégia fundamental para construir boas relações.

4. Invista na sua carreira

Você pode ampliar seu networking profissional por meio da internet, como já dissemos no decorrer deste artigo, no entanto é fundamental estabelecer contatos pessoais.

Participe de cursos, palestras, workshops e seminários que sejam relevantes para o seu ramo de atuação.

5. Seja ativa

Alimentar a rede de contatos constantemente é outro fator importante. Não deixe para fazer conexões apenas quando estiver no sufoco. Demonstre para os seus contatos que você está disposta a auxiliá-los. Ninguém quer ter contatos ou amigos que só se relacionam quando precisam de algo.

Se mesmo com essas dicas você ainda sente a sensação de bloqueio ao tentar desenvolver um planejamento de carreira, talvez seja interessante procurar o auxílio de um coach de carreira, que auxiliará na construção de uma carreira de sucesso.

O que você tem feito para impulsionar a sua rede de contatos? Os resultados do seu networking profissional são positivos? Como você cultiva a sua rede de contatos? Compartilhe a sua experiência conosco, deixando o seu comentário logo abaixo!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta