Mudar de carreira vale a pena? Saiba como fazer isso e ter sucesso

Somos seres em constante evolução. Nossas ideias, valores e propósitos se transformam, conforme vivemos e aprendemos. Por esses fatores, muitos profissionais se questionam se mudar de carreira vale a pena, e isso é mais comum do que as pessoas imaginam.

As motivações são diversas e as mais comuns são a insatisfação com o emprego, desilusão com o setor de atuação, desejo de empreender ou a realização de um antigo sonho.

Neste artigo, reunimos dicas para quem deseja mudar de carreira de forma tranquila, e contamos também histórias de profissionais que deram uma guinada em suas vidas.

Autoconhecimento é a chave do negócio

Nos processos de mudança de carreira, é fundamental fazer uma autoanálise dos seus desejos, objetivos e anseios para sua vida.

Em muitos casos, o ideal é procurar um profissional especializado na área de coaching para auxiliar nos processos de autoconhecimento e aprendizado.

Pesquise sobre o mercado de interesse

Para quem almeja mudar de carreira, vale reforçar a importância de pesquisar o novo mercado de trabalho. Colete dados sobre o setor, quais são as principais empresas da área e quem são os principais concorrentes, por exemplo.

A pesquisa de mercado é um importante elemento tanto para quem busca uma vaga de emprego quanto para aqueles que procuram empreender.

Procure conhecimento

Mais do que apenas conhecer seus desejos, para uma vida profissional bem sucedida é preciso ter conhecimento sobre o setor de atuação.

Aos profissionais em transição, recomenda-se buscar cursos de especialização ou até mesmo uma nova graduação dependendo do caso. Estas são ferramentas capazes de auxiliar no planejamento e execução da mudança de carreira.

Estabeleça metas

Determinar metas pode ser um fator decisivo para quem deseja mudar de carreira, pois elas ajudarão a construir os novos rumos profissionais de maneira mais sólida.

É importante que o profissional estabeleça metas viáveis, considerando objetivos a curto, médio e longo prazo. Com planejamento e propósitos palpáveis será possível fortalecer a confiança e a autonomia de quem deseja empreender em uma nova área.

Profissionais contam que mudar de carreira vale a pena

Para te inspirar, reunimos três histórias de profissionais que deram uma verdadeira guinada em suas carreiras, confira:

  • Thais Perez era publicitária e ao longo de sua carreira atuou com grandes clientes como Reebok, Yahoo e Microsoft. Desmotivada com a rotina e as demandas do mundo corporativo, Thais largou o mercado de comunicação e partiu em busca de um propósito que lhe trouxesse satisfação profissional e pessoal. Com foco, planejamento e apoio da família ela abriu um centro de equoterapia no interior de São Paulo;

  • Livia Marquez era apaixonada por balé desde pequena. Estudou muito até conseguir uma bolsa de estudos em Nova Iorque. De volta ao Brasil, por cinco anos se apresentou como solista no Theatro Municipal. Tempos depois, Livia decidiu deixar o mundo da dança e foi em busca de uma oportunidade no mercado publicitário, tendo concluído uma graduação na área anos depois. Hoje, após acumular diversas passagens por empresas de telecom, Livia é diretora de publicidade da TIM;

  • Bruno Minervino desde cedo atuou no mercado de tecnologia e por essa familiaridade ingressou no segmento de publicidade digital. Bruno acumulou uma ampla bagagem no setor, ocupando cargos em diversas empresas. No entanto, depois de anos atuando na área tecnológica tomou coragem para seguir seu antigo sonho: ser piloto de avião. Segundo ele, a certeza de qual rumo seguir somada ao apoio de seus familiares foi fundamental para realizar essa guinada profissional.

Diversos profissionais largam carreiras estáveis em busca de um novo propósito, mas como em todas as mudanças da vida é preciso cautela, estudo e informação. Estes são elementos capazes de minimizar riscos, ajudando você a fazer uma transição mais tranquila.

Em muitos casos, essa guinada representa um reencontro com sua essência e seus sonhos. Veja exemplos como da Thaís, Bruno e Livia, eles mostram que a busca pela felicidade e mudar de carreira vale a pena!

Gostou das nossas dicas? E você, também planeja dar uma guinada profissional? Então deixe seu comentário e conte-nos sobre seus projetos.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta