Mindfulness: como ter uma vida e uma carreira melhor

Você sabe o que é Mindfulness e o que ela pode proporcionar aos seus praticantes? A técnica, é um tipo de meditação e tem sido, cada vez mais presente, nas empresas, que se preocupam com o bem-estar dos seus funcionários.

Em um mundo onde há um acúmulo excessivo de informação, o mindfulness surge como uma ferramenta que proporciona além do relaxamento, mais foco e clareza mental. Tais características são imprescindíveis na vida pessoal e profissional

Neste post você vai saber mais sobre essa prática, seus benefícios e entender o porquê de empresas e pessoas, no mundo todo, estão se tornando adeptos da meditação da atenção plena. Confira!

O que é Mindfulness?

É um tipo de meditação, sem cunho espiritual, onde o praticante foca sua atenção no momento presente. No Brasil, o termo recebeu o nome de atenção plena, já que, o principal objetivo da atividade é estar presente e absorto em tudo que acontece ao seu redor. 

Também chamada de foco, vigilância, consciência e atenção, o mindfulness vem ganhando espaço também no ambiente corporativo, já que a meditação está ligada à diminuição do estresse e aumento de produtividade, além da melhora da qualidade de vida dos funcionários.

Como o Mindfulness contribui para a qualidade de vida?

Com a correria do mundo moderno, não é difícil se estressar e entrar em uma rotina sufocante de preocupações. A verdade é que as pessoas não conseguem desligar e acabam vivendo como máquinas, operando o tempo todo até mesmo, quando estão fora do ambiente de trabalho. 

É aí que a meditação entra em cena! Ela ajudará você a sair desse contexto e finalmente parar, deixando os problemas de lado e se concentrando, apenas, no momento presente. Pode parecer, absurdamente simples, mas, quando você permanece nesse estado, por alguns minutos, exercita o cérebro a se manter mais consciente.

E, como isso melhora a qualidade de vida? Cotidianamente, as pessoas vivem presas ao passado ou criando expectativas com o futuro. Estão, naturalmente, depressivas ou ansiosas demais. Ao viver o momento presente, sem julgamentos, ela se liberta desse ciclo e começa a enxergar a si e ao mundo de outra forma. 

A partir disso, começam a surgir benefícios que terão impacto, significativo, na vida das pessoas, seja no campo físico ou mental. 

Quais os benefícios do Mindfulness?

O motivo desta prática ser febre no mundo corporativo são os resultados que ela oferece. Empresas como Google, Apple, Twitter e outras, investem em treinamentos de Mindfulness, para possibilitar aos seus funcionários aumento na criatividade, na produtividade e desenvolvimento da inteligência emocional nessas pessoas. 

Para a vida pessoal

Na vida pessoal, os praticantes experimentam benefícios diversos, como a regularização da pressão arterial, aumento da concentração e memória, redução do estresse, aumento das defesas do organismo, autoconhecimento, dentre outras coisas. 

Para a vida profissional

Na vida profissional, a meditação da atenção plena torna o indivíduo mais focado, feliz, relaxado, criativo e saudável. Inclusive, segundo o artigo publicado no Harvard Business Rewien, o Mindfulness pode passar a ser obrigatório para executivos, uma vez que a prática mantém o cérebro mais saudável, ajuda na tomada de decisões e diminui o estresse e a ansiedade. 

Percebeu como o Mindfulness pode ajudar a ter uma vida e uma carreira melhor? Se você gostou desse conteúdo, curta nossa página no Facebook e encontre mais conteúdos como esse!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta