6 dicas para melhorar o foco e aumentar a sua produtividade

O mundo é cheio de apelos à nossa atenção: smartphones, redes sociais, e-mails que não param de exibir notificações. No entanto, a necessidade de ser produtivo é cada vez maior e, para isso, é imprescindível melhorar o foco e manter a concentração em meio a tantas distrações.

Ser capaz de manter o foco no ambiente de trabalho é essencial para ter um bom desempenho e, quando estamos distraídos, a qualidade do que fazemos cai, comprometendo significativamente o desenvolvimento da carreira.

Pessoas distraídas são menos produtivas e, consequentemente, terão menos oportunidades de crescimento profissional. Em teoria parece fácil tentar manter-se focado, mas, na prática, sabemos que não é tão simples assim.

Nosso cérebro não tem uma chave de liga/desliga que permita o total isolamento das distrações e a concentração absoluta em uma única tarefa. Por isso, listamos 6 dicas de como melhorar o foco para aumentar sua produtividade no trabalho. Confira!

1. Livre-se das distrações

Parar o que você está fazendo a cada cinco minutos para checar os alertas do celular pode minar qualquer esforço para manter o foco. Por isso, configure o seu celular para não enviar alertas quando novas mensagens chegarem e apague os aplicativos de redes sociais. 

Se durante o expediente você precisa estar disponível para receber contatos de familiares, peça a eles que liguem em horários específicos, para não atrapalhar o andamento do seu trabalho.

2. Não tente fazer tudo de uma vez

É comum ouvir que mulheres são naturalmente multitarefas, enquanto homens só conseguem concentrar-se em uma tarefa de cada vez. No entanto, executar várias ações ao mesmo tempo pode sacrificar a qualidade e a capacidade de observar detalhes e encontrar erros. 

Faça um apanhado de todas as tarefas que precisa executar em um determinado dia e classifique-as por ordem de urgência — crie objetivos que devem ser alcançados até o final do expediente, por exemplo. 

Resista à tentação de fazer várias coisas simultaneamente e dedique toda a sua atenção a cada tarefa individualmente, assim, a qualidade do seu trabalho aumentará de maneira significativa.

3. Organize seu tempo

Administrar mal o próprio tempo significa que provavelmente faltarão horas no dia para dar conta de tudo o que precisa ser feito. Lance mão de métodos de organização analógicos, como planners bullet journals, e mantenha uma lista atualizada de tarefas pessoais e profissionais.

Além disso, tente começar seu dia pelas tarefas mais difíceis e desafiadoras e deixando as mais simples para o final do expediente. 

4. Defina horários para checar e-mails e redes sociais

Passar o expediente inteiro sem ver e-mails ou checar as redes sociais é impossível? Então, determine um ou dois horários ao longo do dia para fazer uma pausa e verificá-los — mas não dedique muito mais do que 10 ou 20 minutos a isso. 

5. Cuide bem do seu corpo

Muito já foi dito sobre a importância do sono para a atividade cerebral — ele tem a função de fazer uma “faxina” em nosso cérebro enquanto dormimos, apagando memórias “inúteis” e abrindo espaço para novas.

Tente manter um padrão de sono constante — indo para a cama sempre nos mesmos horários e dormindo a mesma quantidade de horas todos os dias. Além disso, inclua exercícios físicos em sua rotina, cuide de sua alimentação e faça alongamentos ao longo do expediente para manter o corpo alinhado e evitar problemas de coluna ou lesões por esforço repetitivo.

6. Dedique-se à leitura

Além do sono, nosso cérebro precisa de exercícios que estimulem sua atividade. A ciência já mostrou que ler é benéfico para a memória, pois além de aumentar a capacidade de concentração, também melhorar a cognição. 

Pensando nisso, separe uma hora do dia para ler um livro — de preferência sem distrações por perto, como TV ligada ou pessoas conversando. Além dos benefícios para o cérebro, você terá um momento prazeroso de relaxamento, o que te ajudará a renovar as energias para o dia seguinte.

Desenvolver mecanismos para aumentar a capacidade de concentração parece difícil em um primeiro momento, mas, com as dicas acima, é possível melhorar o foco e ter um dia de trabalho mais organizado.

Acompanhe nossos perfis nas redes sociais e receba mais sugestões de como ter uma vida profissional mais produtiva. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta