Livros que ajudam a melhorar produtividade e gestão do tempo

A performance no trabalho é uma das grandes preocupações do profissional do século 21. Com tantas distrações e um volume imenso de informações chegando de todos os lugares, o desempenho fica comprometido. Nesse caso, livros sobre produtividade podem ajudar a recuperar o foco.

O gerenciamento de tempo é necessário para ajustar a dedicação ao trabalho e à família, sem acionar a tecla do adiamento com frequência. É preciso levar em conta também que o desenvolvimento da carreira depende de uma agenda bem organizada.

Para ajudar você a tomar decisões inteligentes e melhorar a gestão do tempo, selecionamos 5 livros sobre produtividade. Vamos conhecê-los?

1. O poder do agora

Este best-seller escrito por Eckart Tolle combina conceitos de religiões e tradições espirituais, como budismo e cristianismo, com o objetivo de elaborar um guia de descoberta do potencial interior.

Ele parte do princípio de que, ao tomar conhecimento de suas emoções, as pessoas conseguem encontrar caminhos para viver melhor o seu dia a dia. O livro (editora Sextante) busca oferecer estrutura ao leitor para que ele possa organizar sua vida de modo mais tranquilo.

2. Produtividade para quem quer ter tempo

A ideia que move este livro (editora Gente) é ensinar produtividade para quem precisa dela. Geronimo Theml propõe métodos que abrem espaço no seu dia, mesmo quando você está cheio de compromissos e tarefas.

O foco é ter resultado sem que haja necessidade de trabalhar mais. Chamada de Método de Produtividade Inteligente, a técnica consiste em inserir na pessoa o hábito de cumprir suas metas de forma ordenada, sem procrastinar.

3. A arte de fazer acontecer

Este livro (editora Sextante) é uma espécie de bíblia da produtividade pessoal. David Allen criou o método GTD (Getting Things Done), que domina a maior parte dos sistemas aplicados em empresas.

Na obra, o autor não se limita a oferecer listas com dicas. Ele apresenta suas ideias como forma de orientar o leitor a melhorar sua produtividade. A tese se baseia em cinco passos desenvolvidos com exemplos e sugestões de aplicação.

A nova edição do livro traz descobertas da ciência cognitiva e insere a tecnologia na gestão do tempo.

4. Faça o tempo trabalhar para você

Tathiane Deândhela é especialista em marketing, liderança e produtividade. No livro (editora Ser Mais), a autora propõe a organização do tempo no trabalho e em casa com o objetivo de sobrar espaço na agenda.

Ela lança mão de técnicas de administração de tempo, estudos científicos e neurológicos para combater os chamados “ladrões de tempo”.

Além disso, o livro indica posturas que a pessoa pode adotar para lidar com várias demandas e ter condições de administrar seu tempo com qualidade.

O prefácio foi escrito por Luiza Helena Trajano, CEO do Magazine Luiza.

5. Foco

Daniel Goleman toma como ponto de partida a ideia de que o sucesso é consequência do foco. Essa capacidade é fundamental para qualquer área da vida pessoal e profissional, segundo o autor.

O livro (editora Objetiva) tem pesquisa e descobertas do próprio autor, que propõe uma analogia: a atenção funciona como um músculo, precisa ser utilizada para se desenvolver e não ficar atrofiada.

Estas são as diferenças entre o profissional mediano e um de sucesso: o foco e disciplina para cumprir o que foi determinado.

Goleman já trata das distrações promovidas pela tecnologia e afirma que é necessário superá-las a fim de obter produtividade com qualidade.

Você gostou das indicações de livros sobre produtividade? Aproveite a visita e assine nossa newsletter. Assim, você recebe nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta