Gestão do tempo: como atingir os objetivos pessoais?

Nossos avós falavam em “tempo é dinheiro”. Hoje, vemos pessoas correndo de um lado para o outro, deixando claro que dispõem de pouco tempo, e reclamando, simultaneamente, que têm pouco dinheiro. Algo nessa equação está errado, não é mesmo?

Esquecer-se de anotações e perder prazos, bem como passar noites em claro porque não foi possível cumprir todo o trabalho durante o expediente, são sintomas de que você precisa melhorar sua produtividade e sua administração de tempo. E para ajudá-lo com essa tarefa, separamos algumas dicas especiais. Confira a seguir!

Por que a gestão do tempo é tão importante para atingir sucesso pessoal e profissional?

O equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional é um dos desejos mais frequentes entre pessoas na fase adulta e produtiva. Satisfazer desejos que nem sempre partem de nós mesmos faz com que nos ocupemos demais. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half e divulgada na Infomomey, os brasileiros são os profissionais mais estressados em todo o mundo. 

Se os ambientes de trabalho delegam mais funções para um trabalhador do que o ideal, nota-se que as pessoas também não conseguem se organizar adequadamente. Estabelecer prioridades e fazer a gestão do tempo, portanto, é essencial para o sucesso pessoal e profissional. 

Como fazer a gestão do tempo?

Tempo nem sempre é dinheiro. É também momento para estar com a família, com os amigos, cuidar da saúde e se conectar consigo mesmo. Confira as dicas que nós separamos para você gerenciar o seu!

1. Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado

Limpar e organizar seu local de trabalho ajuda bastante no cumprimento das tarefas. Além de saber onde está aquela pasta ou aquele relatório, evitando que as coisas se percam, cumprir essas pequenas tarefas de organização ajuda a desenvolver um senso de controle da sua vida. 

Essas pequenas realizações ajudam a sentir que a vida está em ordem e evitam a procrastinação causada por ansiedade. Artigos divertidos de papelaria podem deixar essa tarefa um pouco menos entediante! 

2. Encontre a sua forma de se organizar

Algumas pessoas utilizam aplicativos como Evernote, Remember the milk, Asana e To do list. Outras utilizam agendas, post-its, quadros de giz e os recentes bullet journals. A verdade é que não existe uma fórmula secreta para se organizar: é preciso que você se disponha a realizar testes e entender em qual você se encaixa melhor.

Se você tende a registrar seu cotidiano no celular, pode ser que o smartphone seja um canal perfeito para a sua organização. Mas se os arquivos ficam amontoados no computador ou no celular, sendo difíceis de resgatar, considere adquirir o hábito de anotar seus compromissos em um caderno tradicional. 

Pomodoro timer, bem como o Tomato timer,  são espécies de cronômetros que ajudam pessoas a aplicarem a técnica Pomodoro, que melhora a concentração e ajuda a gerenciar o tempo. Podem ser aplicados em qualquer tipo de tarefa e ajudam pessoas que têm dificuldades de se concentrar em meio a um dia conturbado. 

3. Faça listas que dialoguem com sua disposição

Para elaborar listas inteligentes, você precisa entender como a sua disposição funciona ao longo do dia. Algumas pessoas têm um rendimento melhor pela manhã. Outras, pela tarde ou à noite. Se você inicia o dia bem-disposto, desloque as tarefas mais tediosas e difíceis para esse turno, por exemplo. 

Você pode fazer uma lista de todas as suas tarefas e fazer um sistema de numeração para classificar as mais chatas e urgentes (elas podem ser a número 1, por exemplo) até chegar nas tarefas que mais gosta de fazer. Em seguida, ordene essa lista em ordem crescente. 

Aproveite sua disposição para se livrar das mais chatas e, quando o final do dia chegar, você ficará com as que mais gosta e que, consequentemente, faz mais rápido. Lembre-se de riscar cada tarefa que termina!

4. Saiba dizer não

A partir do momento em que você entende quais são suas prioridades, passa a não aceitar mais demandas do que pode absorver. 

Gostou de nossas dicas para fazer a gestão do tempo? Se você tem dúvidas sobre uma delas ou tem outras sugestões, comente na sessão de comentários abaixo!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta