Gestão de carreira: 5 dicas para conquistar o emprego dos sonhos

Confúcio já dizia: “Escolha um trabalho de que gostes, e não terás de trabalhar nem um dia em sua vida”. Uma teoria muito bonita, mas que pode parecer muito difícil de praticar quando encontramos obstáculos para achar o emprego dos sonhos. 

Durante a vida profissional, muitas pessoas se veem presas a trabalhos dos quais não gostam ou nos quais não se sentem valorizados, o que gera grande insatisfação e infelicidade.  

Mas embora exija esforço, conquistar o emprego dos sonhos não é impossível. E é para te ajudar a consegui-lo que nós preparamos estas 5 dicas. Continue lendo e confira!

1. Reflita sobre a sua busca pelo emprego dos sonhos

O primeiro passo para conquistar o emprego dos sonhos é saber exatamente o que você quer. Parece óbvio, mas se encantar com uma profissão não é necessariamente o mesmo que saber se aquele cargo se enquadra perfeitamente em sua vida, sua formação, seus gostos e seus ideais.

Sendo assim, faça uma reflexão: com qual área você mais se identifica e por quê? Qual segmento? Quais cargos e funções você deseja exercer e o que você busca com isso? Reconhecimento? Dinheiro? Status? Contribuir socialmente?

Delimite seu campo de busca, sem se esquecer de considerar seus valores, seus pontos fracos e fortes. Assim, as chances de ser feliz no emprego ideal serão maiores.

2. Analise o mercado

A partir do momento em que você sabe exatamente o que quer, é hora de fazer uma lista de empresas que atuam no ramo com o qual você se identifica. Junto a isso, procure a média salarial do mercado.

De cada empresa que chamar sua atenção, observe o site institucional e as mídias sociais. Procure informações como qual o plano de carreira que cada uma oferece, se a cultura organizacional está alinhada aos seus valores pessoais e, se possível, procure a opinião de clientes e colaboradores a respeito de tais empresas.

Durante o processo, não subestime o seu valor e não deixe as maiores e melhores empresas de fora da lista, por achá-las fora de seu alcance. Afinal, não custa nada sonhar alto.

3. Renove seu currículo

Outra dica indispensável para conseguir o emprego que você deseja é manter o seu currículo sempre renovado. Antes de enviá-lo às empresas que você listou, atualize-o de acordo com suas novas habilidades, competências e experiências mais recentes, sem se esquecer de formatar as informações corretamente.

Nada pior do que apresentar um currículo fraco e ultrapassado, que não valorize o seu potencial, e correr o risco de perder a chance de trabalhar em uma empresa que você realmente admira. 

4. Ative seu networking

Ter uma rede sólida de contatos é essencial na hora de buscar o emprego dos sonhos. Entre em contato com quem possa te ajudar a divulgar seu currículo nos lugares certos, que possa te indicar, te apresentar a pessoas importantes, ou dar alguma recomendação.

É válido contatar também aqueles que já trabalham em alguma das empresas que você incluiu em sua lista de possibilidades. Nesse sentido, vale familiar, ex-colega de trabalho ou de faculdade, professores, amigos – antigos ou próximos –, conhecidos, enfim, não se restrinja ao seu círculo de melhores amigos, ou dificilmente você conseguirá o que quer.

5. Saia de sua zona de conforto

Não há lugar melhor para expandir seus horizontes profissionais do que em feiras de negócios, seminários e workshops. Sendo assim, pesquise os eventos ligados à área que você pretende atuar e explore esse universo. Você só tem a ganhar em experiência, conhecimento técnico e expansão de seu networking.

Agora que você conhece as nossas dicas de gestão de carreira, sente-se mais preparado para correr atrás do emprego dos seus sonhos? Conhece mais alguma dica interessante que pode ajudar? Divida conosco nos comentários!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta