Entenda a diferença entre coaching e mentoring

Você passou um bom tempo num emprego estável e, de repente, resolveu mudar de ramo ou empresa? Se recolocar no mercado de trabalho fica um pouco mais complexo nesses novos tempos em que tudo acontece muito rápido e as mudanças são constantes, não é mesmo?

As confusões começam com a quantidade de termos em inglês que designam coisas parecidas. Por exemplo: você sabe a diferença entre coaching e mentoring?

Neste texto, vamos explicar o significado dessas duas palavras e mostrar como saber distingui-las é importante para entender quem pode te ajudar e como isso será feito na sua jornada por um novo emprego.

Coaching: a busca do seu potencial pleno

coaching é um processo que visa o desenvolvimento de habilidades e competências, tanto psicológicas como comportamentais. As sessões são conduzidas por um profissional denominado coach, que trabalha o tempo todo tentando colocar para fora aquilo que cada um tem de melhor, aplicando no dia a dia.

Uma boa analogia é pensar no técnico de futebol: não é à toa que seu nome em inglês é coach. Assim como eles, o coach em questão trabalha tanto no campo profissional como no pessoal. Os jogadores de futebol sempre se referem aos técnicos como um exemplo de vida, não é mesmo?

Mentoring: um tutor compartilhando experiência

Já o mentoring é isso mesmo que o nome diz, um mentor. Ele funciona como uma tutoria, em que uma pessoa experiente em determinada área orienta e compartilha informações com profissionais maios jovens ou em início de carreira.

Dessa forma, o mentoring é um processo de compartilhamento de conhecimentos, onde o mentor auxilia o cliente na realização de seus objetivos e metas, com base em sua experiência prévia.

Coaching X Mentoring

Foco

Enquanto o coaching atua na busca pelo desenvolvimento do individuo, tanto no campo pessoal como profissional, tentando auxiliar no esclarecimento de pontos-chave que propiciem a realização dos objetivos, o trabalho do mentoring é totalmente voltado para o lado profissional.

Público-alvo

Ao contrário do mentoring, no qual o público-alvo é constituído por profissionais menos experientes, os programas de coaching são desenvolvidos para profissionais mais experientes, em especial gestores e executivos, que buscam melhorar as relações de trabalho e aprimorar as atividades realizadas. 

Ou seja, o coaching é uma pessoa que “treina” executivos para um determinado projeto ou necessidade, desta forma o coach pode ser considerado como um “personal trainner” de carreiras profissionais.

Duração 

O coaching geralmente tem um prazo estabelecido para o término das atividades, assim, o processo possui início, meio e fim preestabelecidos. Por outro lado, o mentoring é um processo que não tem um prazo estabelecido para finalização e, dessa forma, o processo segue até que o profissional sinta-se totalmente preparado para colocar as ações em prática. 

Experiência prévia

Outro ponto que difere completamente esses dois termos, é que o coaching não precisa, necessariamente, atuar na área em que seu cliente deseja se desenvolver, enquanto no mentoring, o tutor geralmente é da mesma área da pessoa que deseja se desenvolver.

Atuação

Outra diferença fundamental está na atuação dos profissionais, já que o coaching geralmente atua com a participação de profissionais terceirizados, visando garantir a imparcialidade das informações, enquanto o mentoring pode ser oferecido por alguém de dentro da própria empresa. 

Algumas semelhanças

A princípio, os termos coaching e mentoring podem parecer bastante semelhantes, e mesmo algumas metodologias se parecem também, mas as finalidades são completamente distintas. 

Na realidade, o ponto de maior semelhança entre esses dois serviços está no interesse dos gestores do mundo todo por eles, que servem ao objetivo corporativo comum de alinhar os profissionais à cultura organizacional das empresas e aumentar a produtividade dos funcionários.

E você, o que tem feito para se desenvolver no campo pessoal e profissional? Já considerou alguma das alternativas citadas acima? Comente abaixo com a sua opinião e compartilhe com a gente a sua experiência!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta