Conheça 4 maneiras de diminuir a ansiedade e ser mais feliz

Com a pressão do trabalho, os dias agitados e os desequilíbrios emocionais, o estresse e a ansiedade podem não ser estranhos na sua vida. E diante de tanta correria, fica difícil arranjar um tempo para se desconectar do mundo, relaxar e experienciar um pouco de paz interior.

O problema é que, diante de uma rotina tão atarefada, os pensamentos e sentimentos provenientes da ansiedade podem sobrecarregá-la, dificultando a tomada de decisões, minando sua produtividade e tirando seu equilíbrio para lidar com qualquer problema que a incomoda.

Neste post, você vai conhecer algumas maneiras de diminuir a ansiedade e ter uma vida mais tranquila.

1. Dê uma chance ao mindfulness

Quando estiver se sentindo cansada, triste, ansiosa ou incomodada, pratique a observação de seus próprios pensamentos, em vez de reagir automaticamente a eles.

Não rejeite ou tente reprimir nenhum pensamento ruim, apenas os aceite e os observe como se fossem nuvens flutuando dentro da sua cabeça. Quais delas a atraem? Quais parecem chuvosas e por quê?  

Você pode não perceber, mas ao questionar seus próprios pensamentos está fazendo um exercício de mindfulness que proporcionará um maior autoconhecimento ao compreender seus sentimentos e não julgá-los.

2. Organize sua mente

Tente organizar todos aqueles pensamentos ansiosos que apareceram na sua cabeça, classificando-os como suposições em vez de fatos.

A sua mente tem a mania de prever coisas desagradáveis na tentativa de protegê-la caso algo dê errado no futuro. Mas é preciso se lembrar de que, só porque você pensa que algo negativo pode aparecer na sua vida, não significa que isso é verdade.

3. Apenas respire

Parece uma dica boba, porém, se você já tem um conhecimento mínimo sobre meditação, sabe da importância de manter o foco nas suas expirações e inspirações. A respiração consciente não é boa apenas para pausar a mente, mas também para diminuir a ansiedade, aumentar a concentração e acalmar o corpo.

Experimente fazer uma pausa no seu dia para se livrar da tensão. Posicione seu corpo de maneira confortável (pode ser até mesmo na cadeira do escritório) e observe sua respiração onde estiver. Comece inspirando lentamente enquanto conta até quatro e solte o ar contando até seis.

Ao repetir esta prática constantemente, você vai começar a notar uma redução no número de vezes em que respira por minuto. A sua cabeça também vai se livrar das preocupações excessivas e se manter equilibrada até em momentos de pressão.

4. Tenha uma boa noite de sono

O descanso é essencial para manter seu cérebro funcionando de forma saudável, e uma mente produtiva é sinônimo de uma mente feliz. 

Para dormir bem, mantenha todo seu corpo ativo durante o dia. Se o seu emprego exige que você permaneça sentada o dia todo, é hora de pensar em alguma atividade física depois do expediente para manter o dinamismo de suas atividades. 

Você perceberá que, com o tempo, sua rotina e saúde estarão equilibradas, e as noites revigorantes de sono vão aparecer sem nenhum esforço.

À primeira vista, diminuir a ansiedade não é uma tarefa nada fácil, mas seguindo essas práticas com regularidade e persistência é possível notar a diferença em alguns meses, tanto na qualidade da sua vida profissional quanto pessoal. Por isso, não perca tempo para começar a cuidar de si mesma!

E você, o que costuma fazer nos momentos em que a ansiedade aparece? Conhece alguma técnica ou solução que não mencionamos neste texto? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta