Como tirar os projetos pessoais do papel? Confira 5 dicas!

Comprar a casa própria, fazer uma viagem e concluir um curso de pós-graduação são alguns exemplos de projetos pessoais.

É muito comum termos objetivos que desejamos concretizar o mais rápido possível. Diante de tantos compromissos profissionais, sociais e familiares, conquistar a satisfação plena não é uma tarefa nada fácil.

Manter o foco não é apenas uma iniciativa restrita ao mundo corporativo. Afinal, ter ideias interessantes não é algo tão complexo. A maior dificuldade é encontrar alternativas para que elas saiam do papel.

Se você está procurando meios de atingir metas que o tornem mais feliz, leia com carinho as cinco dicas que mostraremos a seguir. Confira:

1. Defina os seus objetivos

O que gostaria de fazer no próximo mês? Ao formular uma resposta para essa pergunta, você já está estabelecendo ações prioritárias para a sua vida. Porém, é preciso ter bom senso para não perder o rumo com sonhos impossíveis.

Procure fixar um pequeno número de metas. Assim, é mais fácil cumpri-las. Fazer várias atividades ao mesmo tempo pode gerar um desgaste muito grande e transformar o desejo em motivo de estresse.

2. Estabeleça prazos para os projetos pessoais

Imagine que você pretenda escrever um livro de poesias. A iniciativa é interessante, mas, se não tiver um prazo para ser efetivada, dificilmente vai se tornar realidade.

Para acompanhar o andamento das atividades, crie planilhas ou baixe programas na internet. Dessa forma, saberá se tem condições de cumprir a meta no tempo estipulado.

A falta de planejamento não traz prejuízos apenas no campo profissional. Qualquer pessoa precisa de organização para conquistar os seus objetivos. A famosa lista de ações a serem feitas ajuda muito a vencer as dificuldades

3. Conheça os próprios limites

Não adianta querer abraçar o mundo. É necessário ter humildade para saber o que podemos fazer. Mesmo com organização, foco e muito esforço, tentar cumprir metas impossíveis é pura perda de tempo.

Procure estabelecer objetivos que estejam adequados ao seu potencial. Passar em concurso público bastante concorrido sem estudar ou correr uma maratona sendo sedentário são ações que não fazem o menor sentido.   

Ao reconhecer as próprias limitações, você terá mais possibilidades de se organizar e se preparar para conquistas pessoais.

4. Saiba como usar os recursos disponíveis a seu favor

O conhecimento é a chave do sucesso. Ninguém dúvida disso. Imagine que você pretenda comprar um apartamento. Contudo, a sua remuneração dificulta pagar as prestações do financiamento em dia. O que fazer nesse caso?

Uma boa resposta para essa pergunta é aproveitar a sua experiência para obter uma renda extra. No caso de um jornalista, é possível fazer trabalhos como freelancer e dar aulas particulares de português para complementar o salário e pagar as contas.

Tenha em mente que a acomodação é uma inimiga mortal dos que enfrentam dificuldades de cumprir metas.

5. Esteja sempre motivado

Nem sempre é possível ficar com a motivação em alta. Os problemas do cotidiano e o cansaço abalam, muitas vezes, a confiança. Pense na felicidade de atingir um objetivo e de provar para si mesmo ser capaz de vencer as próprias limitações

Nunca desista de seus projetos pessoais, porque eles fazem parte da sua trajetória e o ajudam a ser melhor a cada dia.

Se você deseja se aperfeiçoar pessoal e profissionalmente, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram. Com certeza, compartilhar conhecimento nunca é demais!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta