Como ter mais tempo para família com a ajuda de coaching

Poucas horas de sono, rotina de trabalho de 12h a 14h, reuniões que incham a agenda, pouco espaço para o lazer e quase nenhum tempo para a família. Se esse cenário parece definir a sua vida atual, chegou a hora de incluir o coaching na sua vida com urgência.

Além de ajudar a administrar o tempo de forma eficaz, o método tem o objetivo de promover mudanças positivas na vida do cliente, por meio da eliminação de hábitos e comportamentos que impedem a concretização de projetos positivos.

Parece mágica ou conversa fiada, mas se trata de um conjunto de técnicas e ferramentas de gestão que já provaram serem um método consolidador de sonhos e objetivos de pessoas que, como você, vivem uma rotina muitas vezes estressante e frustrante.

Eliminação da autossabotagem e aumento da autoconfiança

Em resumo, coaching significa levar a pessoa para o estado ideal que ela almeja, de forma rápida, porém duradoura. Este método procura consolidar um ritmo interno capaz de despertar no cliente um potencial infinito e novos hábitos para conquistar, a partir dali, sempre tudo o que desejar.

Ao entrar em ação, o profissional especializado identificará as causas da má gestão do tempo, principal inimiga da concretização de sonhos e metas, além de comportamentos autossabotadores, como a procrastinação.

Neste processo — realizado através de sessões, individuais ou em grupos — serão abordadas diversas questões com o coachee (cliente que realiza o método), que passarão por áreas como psicologia, planejamento, recursos humanos, neurolinguística, e administração. Muitas vezes, isso causará uma transformação interna tão grande que os primeiros resultados serão o aumento dos níveis de autoconfiança, capacidade de gerir o tempo e felicidade.

Tempo para família e projetos profissionais

Dentre as principais metas de clientes que buscam o coaching estão a busca por mais horas de lazer com familiares e a capacidade de implementar mudanças na carreira. Como a administração do tempo é fundamental neste processo, veja, abaixo, as principais dicas de coaching para alcançar este objetivo:

Tenha metas definidas

Quando se tem um caminho claro a percorrer, fica muito mais fácil manter o foco das prioridades diárias para alcançá-lo. Por isso, o primeiro passo para conquistar uma nova realidade, seja pessoal ou profissional, é ter suas metas muito bem definidas, incluindo tudo o que é necessário para concretizá-las. 

Enumere as causas da falta de tempo

Com os objetivos anotados, é hora de refletir os motivos que levam à sua má gestão de tempo, impedindo-o de realizar suas conquistas. Desmotivação, excesso de afazeres ou desorganização podem ser algumas causas.

Tenha uma agenda e cumpra-a

Faça um roteiro semanal de atividades a cumprir, desde reuniões na empresa a passar na lavanderia. Somente mude seus planos quando realmente for necessário. Assim, será possível obter organização e tranquilidade no dia a dia, além de gerir melhor o tempo.

Delegue tarefas

Você não é uma personagem de história em quadrinhos que veio à Terra para salvar o mundo. Assuma que é humanamente impossível dar conta de tudo e divida tarefas em casa e no trabalho, focando nas atividades essenciais para cumprir suas metas ou que sejam realmente intransferíveis. Só assim será possível, por exemplo, conquistar um tempo para família e para descansar. 

E, agora, que tal concretizar tudo isso com a ajuda do coaching? Descubra se chegou a hora de contratar um especialista para realizar, de vez, suas metas e sonhos!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta