Como encontrar um propósito

Encontrar um propósito para a vida e para aquilo que se faz é um passo primordial para ter sucesso e se contentar com aquilo que se escolhe fazer na vida. Afinal de contas, quando se tem um motivo para as realizações próprias, tudo se torna mais simples, mais prazeroso e muito mais produtivo.

Porém, encontrar um propósito para a própria vida nem sempre é muito simples. Afinal de contas, procurar algo que faça você sentir que a vida vale a pena e que faça aquilo que você busca parecer realmente importante é uma tarefa que exige paciência e muito autoconhecimento.

E é exatamente pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a encontrar um propósito próprio e sentir que o que faz realmente vale a pena para si.

Pense naquilo que você realmente gosta de fazer

Sabe aquelas atividades que você realiza quando tem seu tempo livre, aquilo que realmente gosta e que sinta prazer de realizar? Pois bem, pense em cada uma delas e as anote em um papel.

Para conseguir realizar a atividade com maestria, pense na seguinte situação: o que você faria caso fosse um bilionário e não precisasse trabalhar?

Coloque no papel as suas paixões, aquilo que realmente faz você feliz. São essas pequenas coisas, esses pequenos pedaços de felicidade o primeiro passo para encontrar um propósito próprio.

Inspire-se nas pessoas que você admira

Pense em pessoas e personalidades que você admira e escreva o porquê você admira cada uma delas. Seja por atividades filantrópicas ou por simplesmente falar com paixão daquilo que fazem, escreva as suas motivações para admirarem essas pessoas.

Pense em quantos nomes puder e anote todas as motivações que você tem para admirar essas pessoas. Essa lista que você escrever vai ser a sua lista de ações, ou seja, todas essas características que você admira nos outros vai ser uma maneira sua de se mostrar para o mundo tendo como base todas as suas inspirações.

Coloque em prática aquilo que você gosta de fazer

Sabe aquelas duas listas que você escreveu? Tire pelo menos 10 minutos todas as manhãs para colocar em prática pelo menos uma de suas paixões, uma das ações presentes em cada uma de suas listas.

Não importa o que seja, desenhe, cante dance, pinte, leia poesia, organize a casa, agradeça uma pessoa especial, ajude alguém. Não importa. O importante é que todos os dias você separe alguns minutos de sua manhã para realizar estas pequenas coisas que inspiram você e que fazem você feliz.

Deixe-se sentir

Com tudo isso, observe como você se sente dia após dia e tente perceber se estas pequenas atitudes realmente são capazes de mudar como você se sente em relação à vida. Pode ter certeza que realizando pequenas paixões todos os dias, você vai conseguir enxergar um propósito em acordar todos os dias.

E lembre-se que o grande propósito da vida sempre deve ser alcançar a felicidade e se deixar ser consumido por ela.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta