Como atingir suas metas pessoais agora que o carnaval passou?

O carnaval já passou e suas metas ainda nem estrearam no ano?

Não se preocupe, isso é comum. Como diz o ditado, o ano só começa depois do carnaval e você ainda tem muitos meses para recuperar o tempo perdido.

Para te ajudar a começar agora, nós vamos te dar algumas dicas para atingir suas metas pessoais.

Crie um plano de ação

Parece óbvia a dica, mas quem tem tempo para planejar, não é mesmo?

Não pense assim, o que acontece com muitas pessoas buscando suas metas pessoais é ir direto para execução sem pensar muito bem se estão fazendo a coisa certa, do jeito certo.

O resultado disso é chegar em agosto e descobrir que desperdiçou tempo ou se desviou muito do caminho que você devia ter traçado.

Então se dê um tempo para planejar:

  • Quais metas são mais importantes para mim?
  • Como eu posso atingi-las?
  • Como começar do jeito certo?
  • Quais passo tomar primeiro?
  • Quando passar para o próximo?

Responda perguntas como essas e crie uma lista de prioridades e passos, um mapa para você não se perder no meio do caminho.

Estabeleça metas realistas

Traçar metas impossíveis é só um jeito muito eficiente de criar frustração.

Você tem sua vida social, seu trabalho, sua família. Todas essas coisas demandarão muito de você ao longo do ano.

Portanto, leve isso em conta, pense no tempo disponível que você terá e na motivação para realizar cada meta. Só assim você vai conseguir manter a disciplina para continuar rumo ao seu objetivo. 

Divida suas metas em pequenos objetivos

Ninguém corre 20 Km no primeiro dia.

Um erro comum de pessoas tentando atingir metas pessoais, é focar muito no resultado final e desanimar por vê-lo muito longe. Fuja dessa armadilha e crie objetivos mais curtos.

Seguindo nosso exemplo, comece correndo um quilômetro. Quando se sentir confortável, passe para o objetivo de correr cinco. Dessa forma, além de te dar várias vezes a satisfação de dever cumprido, você se aproxima da sua meta sem nem perceber.

Defina prazos e se esforce para cumpri-los

Assim como no seu trabalho, suas metas pessoais devem ser encaradas como planos de ação e ter prazos bem definidos para cada etapa.

Encare os prazos com seriedade, acostume-se a cumpri-los. Com o tempo você incorporará esse comportamento e, naturalmente, terá mais disciplina para atingir seus objetivos.

Avalie sua evolução

Defina datas ao longo do ano para analisar o que você fez até o momento e quão distante você está do seu objetivo. Essa é uma parte muito importante de atingir metas pessoais.

Assim como numa reunião de alinhamento na empresa, essas datas servem para você identificar erros e acertos ao longo do processo e definir se precisa mudar alguma coisa na sua rotina para conseguir atingir a meta até dezembro.

Use aplicativos para atingir metas pessoais

Por último, uma dica extra! Existem muitos aplicativos de celular que podem te ajudar em todas as áreas acima, para criar um planejamento, dividir metas, definir prazos e avaliar sua evolução.

Teste alguns e encontre o que melhor se encaixa na sua rotina. Dessa forma, você tem controle sobre seu caminho, sempre se lembra do que tem que fazer e se motiva ainda mais para chegar bem no fim do ano.

Nunca é tarde demais para atingir suas metas pessoais. É hora de criar uma estratégia, manter sua disciplina e olhar sempre em frente!

E se você quer receber mais dicas para realizar seus sonhos e atingir seus objetivos, assine nossa newsletter e receba artigos como esse diretamente no seu e-mail.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta