Chefe exigente: saiba como lidar com pressão no trabalho

Enfrentar a pressão do chefe no trabalho é a realidade de milhões de brasileiros. Isso porque nada mais normal do que ser cobrado no dia a dia. E com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso se destacar da multidão.

Mas, a cobrança por resultados pode desencadear um grande estresse nos funcionários. Vale lembrar que os líderes também são pressionados, e, consequentemente acabam descontando em seus subordinados. 

Saiba que é possível levar uma rotina tranquila, mesmo com um clima de tensão no ar. Veja agora mesmo como lidar com pressão no trabalho com nossas dicas de ouro!

1. Não tome como pessoal

É necessário ter em mente que algumas vezes o seu chefe também possui um superior. E o mesmo o pressiona para obter os melhores resultados para a empresa. Afinal, o objetivo de qualquer marca é conquistar suas metas.

Por isso é importante avaliar seu trabalho para conferir se está correspondendo às expectativas que a companhia tem com você. Muitas vezes a implicância ocorre porque você não está fazendo seu trabalho da forma correta. 

2. Proponha soluções

Um bom profissional é aquele que apresenta saídas e não problemas. Isso quer dizer que antes de dar notícias ruins ao seu líder, você precisa propor algumas soluções para resolver o caso. Além de mostrar iniciativa, seu chefe vai perceber que você está no mínimo tentando ajudar. 

Todo chefe valoriza um profissional que se dispõe a contribuir com ideias e resultados. Por isso é tão importante sair da zona de conforto e mostrar que você consegue fazer da melhor forma sua função na empresa. Seu esforço certamente será recompensado em algum momento da sua carreira.

3. Seja um profissional transparente

Guardar as palavras para si não resolve nada e pode piorar o problema. O mais recomendado é conversar com seu gestor e explicar as razões que o levam a se sentir pressionado. Mas antes de tomar esta atitude, veja se o que te pedem vai além mesmo de sua capacidade. 

4. Seja confiante

Se você cometeu um erro, não se preocupe. Seja objetivo e utilize suas habilidades para sugerir algumas soluções que podem resolver o problema. Quando seu chefe estiver em seus piores dias, lembre-se que a confiança pode ser sua melhor arma. Seu gestor o contratou por algum motivo, portanto, não se esqueça disso quando se sentir inseguro.

5. Tire uma lição disso

Ter um chefe exigente faz com que nós, como funcionários, sejamos muito melhores. Por conta da pressão no trabalho, acabamos sendo mais cuidadosos com as tarefas. Consequentemente buscamos uma evolução em nossa carreira. E tentamos melhorar até mesmo como pessoa, não apenas como profissional.

Os líderes mais difíceis nos ensinam a crescer e a notar o que faz de alguém um bom gestor. Isso o ajuda a identificar um líder que possui um estilo profissional similar ao seu. 

Gostou das dicas para encarar a pressão no trabalho? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também tenham a oportunidade de conferir essas sugestões!

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta