Por que investir em um business coaching pode aumentar seus lucros?

Atualmente, muito tem se falado sobre coaching, processo que, ao ser aplicado em organizações, alcança benefícios reais e notáveis. O coaching esportivo utilizado na década de 60 foi se modernizando e evoluindo, até chegar ao que hoje pode ser visto como forma de aumentar performances e maximizar resultados no mundo dos negócios.

\n\n

Empresas do mundo todo têm se beneficiado ao investir nessa metodologia, por isso consideramos extremamente importante que você entenda melhor sobre o business coaching.

\n\n

O que é business coaching?

\n\n

Também conhecido como coaching executivo, trata-se de um processo onde um empresário recebe apoio profissional de um coach, que o auxilia no desenvolvimento da equipe e na definição de metas para a organização.

\n\n

Os principais objetivos do business coaching são nivelar os gestores às metas da organização para a obtenção de melhores resultados, aprimorar o desempenho dos colaboradores e promover impactos positivos a curto e médio prazos, tudo isso sem que necessariamente sejam feitos novos investimentos, já que a ideia é otimizar recursos e tirar melhor proveito dos já existentes.

\n\n

No business coaching, o líder recebe orientação de como delegar melhor as tarefas da empresa e aperfeiçoar competências de negociação e comunicação, além de buscar melhor relacionamento com seus clientes.

\n\n

Como é desenvolvido?

\n\n

O business coaching é realizado através de uma metodologia comprovadamente eficaz, com técnicas e procedimentos específicos para cada caso, onde o coach traça planejamentos para que a empresa alcance objetivos reais.

\n\n

O trabalho é feito principalmente baseado na motivação das pessoas envolvidas, sempre com foco em equilibrar qualidade de vida e alta performance profissional.

\n\n

O processo pode ser realizado em sessões individuais ou em grupo, de acordo com a necessidade e interesses dos participantes. Em uma sessão pode acontecer desde uma conversa orientada para encontrar soluções a uma simulação/encenação de situações, sempre com o intuito de desenvolver competências e capacidades.

\n\n

Quais são os principais resultados do business coaching?

\n\n

O business coaching pode proporcionar grandes benefícios, tanto para o líder quanto para os colaboradores, como:

\n\n

    \n

  • Melhor entendimento dos objetivos da empresa: o papel do coach é estabelecer e apoiar a definição de objetivos apropriados e contribuir para sua realização.
  • \n

  • Habilidades de liderança potencializadas: o coach proporciona ao líder maior compreensão sobre como cumprir seu papel e transmite paixão e entusiasmo para a realização de um bom trabalho, inspirando o outro a ter bom desempenho.
  • \n

  • Melhoria do raciocínio estratégico: o coach ensina a planejar e organizar de maneira mais eficiente, a lidar com múltiplas exigências e prazos complicados, a identificar metas, desenvolver planos, calcular espaços de tempo e monitorar progressos.
  • \n

  • Aumento na produtividade: com valores e objetivos alinhados, melhor gestão do tempo, habilidades de comunicação melhoradas e colaboradores mais motivados, há notável aumento na produtividade.
  • \n

  • Ampliação dos rendimentos do negócio: a empresa alcança também maior retenção de seus talentos, mais rapidez na execução de tarefas e negociações mais efetivas, o que, consequentemente, proporciona a ampliação dos lucros e rendimentos.                                                          
  • \n

\n\n

Pesquisas recentes mostram que muitas empresas que utilizaram o processo de business coaching tiveram significativo aumento na satisfação dos clientes externos e melhora na relação entre os clientes internos. O processo tem se tornado cada dia mais conhecido por favorecer o alcance de objetivos corporativos e melhor performance de gestores e colaboradores.

\n\n

Se você gostou de conhecer melhor sobre o business coaching, assine nossa newsletter e receba muito mais conteúdos como este.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta