5 dicas para ser produtivo em um ambiente de trabalho barulhento

Quem trabalha em escritório sabe que às vezes pode ser difícil manter a concentração com tantos estímulos ao redor. Sejam telefones tocando insistentemente, colegas que não param de conversar ou apenas o burburinho normal do lugar, um ambiente de trabalho barulhento tira o foco e pode atrapalhar ou até mesmo diminuir nossa produtividade.

A boa notícia é que é possível diminuir essas distrações e o poder que elas têm de prejudicar nosso desempenho profissional. Separamos algumas dicas de como manter a produtividade alta em um ambiente de trabalho muito agitado. Confira!

1. Guarde o telefone celular 

Um dos maiores vilões contra a concentração é o celular. A todo instante, recebemos mensagens, e-mails e notificações e checamos atualizações nas redes sociais. Certamente, é difícil ficar totalmente longe desses apelos, mas podemos limitar o tempo que dedicamos a eles. 

Enquanto estiver trabalhando, tente deixar o celular longe da mesa, de preferência dentro de uma gaveta ou de sua bolsa ou mochila. Caso não seja possível, mantenha o telefone no modo silencioso ou no modo avião. 

Alguns smartphones têm uma função que permite ao usuário configurar uma mensagem automática de resposta. Se alguém ligar, vai receber uma mensagem avisando que você não pode atender naquele momento.

2. Ouça música para se concentrar

Enquanto para alguns a música pode ajudar a relaxar, para outros ela é um excelente instrumento de concentração. 

Rock, música clássica, instrumental… independentemente do estilo, encontre uma seleção musical que ajude a manter seu foco no trabalho, afastando a distração do som ambiente.

No entanto, às vezes a música pode distrair tanto quanto — ou mais do que — os barulhos externos. Nesses casos, você pode optar por sons da natureza ou por ruído branco, que são ideais para quem precisa se concentrar.

3. Mantenha sua mesa arrumada

Uma mesa de trabalho bagunçada também pode distrair tanto quanto o barulho do trânsito na rua ou daquele colega que fala no telefone aos berros. 

Evite manter muitos objetos sobre a mesa e deixe tudo sempre organizado. Assim, fica mais fácil encontrar o que você precisa mais rapidamente e, com isso, você poupa minutos preciosos.

4. Tenha água e lanchinhos (saudáveis) à mão

Sentir fome ou sede durante o trabalho também pode atrapalhar a concentração. Mantenha uma garrafa de água sempre cheia na mesa e faça um pequeno estoque de lanches saudáveis, como frutas, castanhas e outras oleaginosas.

Evite alimentos muito salgados, pois você pode ficar com ainda mais sede, e opções muito açucaradas, já que pesquisas mostram que altos níveis de consumo de açúcar são prejudiciais para o cérebro.

5. Levante da mesa e caminhe

Sentar horas a fio trabalhando, além de poder prejudicar a circulação, também contribui para que a concentração vá diminuindo aos poucos. 

Experimente levantar da cadeira e caminhar pelo escritório. Aproveite que já está de pé e faça um alongamento. Estique braços e pernas, alinhe a coluna e relaxe pescoço e ombros. Não se esqueça de alongar também os punhos, sempre muito castigados quando trabalhamos ao computador por muitas horas.

Dica extra: não fique refém de um ambiente de trabalho barulhento

Se depois de seguir todas as dicas acima você ainda sentir que seu desempenho está sendo prejudicado pelo barulho dos seus colegas, converse com eles e tente encontrar um meio-termo. Mostre que seu trabalho demanda concentração e que o barulho compromete sua produtividade.

Caso a conversa não dê resultados, acione seu gestor e explique a situação com calma e sem acusar ninguém em particular. Pergunte sobre a possibilidade de mudar de mesa ou proponha um trabalho de conscientização de todos os colegas sobre a importância do silêncio no local de trabalho.

Um ambiente de trabalho barulhento incomoda, mas, seguindo as sugestões acima, é possível contornar o problema sem prejudicar sua produtividade. Para receber mais dicas de como melhorar seu desempenho profissional, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como esse em primeira mão.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta