Confira 5 dicas para evitar conflitos no trabalho

Passamos boa parte da vida no ambiente profissional e com os colegas de trabalho. Por isso é comum que surjam, eventualmente, divergências comportamentais ou de opinião entre os profissionais.

É importante que o profissional saiba evitar conflitos no trabalho para não comprometer o próprio desempenho e também a imagem da organização.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas que podem ajudar a evitar conflitos e tornar o ambiente de trabalho equilibrado e prazeroso. Confira!

1. Controle seu lado emocional para evitar conflitos no trabalho

A primeira dica é relacionada ao comportamento. Buscar formas de se equilibrar emocionalmente no ambiente de trabalho é essencial para profissionais que almejam carreiras de sucesso. Descontrole ou inquietações podem transmitir uma mensagem negativa aos colegas e superiores, o que prejudica a imagem do funcionário.

Esse autocontrole pode passar por um teste quando, por exemplo, o profissional descobre que alguns colegas andam fofocando a seu respeito. Ou quando o erro de outra pessoa pode prejudicar seriamente o trabalho dele e da equipe. Nesses casos, é fundamental manter o controle e tentar resolver a situação de maneira equilibrada; excessos podem piorar a situação e denegrir a reputação do trabalhador.

Também é necessário saber separar conflitos que ocorrem com colegas fora da empresa do ambiente corporativo, evitando misturar trabalho e vida pessoal.

2. Interaja mais com seus colegas

Interagir com colegas dentro e fora do ambiente de trabalho é uma boa forma de se enturmar. Tentar conhecer gostos, hobbies e atividades pode ajudar a descobrir muita coisa em comum.

Se você é um gestor, dá até para propor dinâmicas de grupo (semelhantes as de processos de recrutamento) para promover a integração dos colaboradores.

É interessante também marcar eventos fora do ambiente de trabalho como almoços, jantares ou happy hours para fazer essa integração.

3. Procure oferecer ajuda quando possível

Oferecer ajuda sempre que possível é uma boa forma de eliminar conflitos no trabalho. Afinal, você e seu/sua colega poderão estabelecer uma relação de companheirismo e confiança.

As pessoas do seu local de trabalho podem valorizar muito o ato e formar uma imagem positiva, o que inclusive é um excelente ponto para melhorar o marketing pessoal. Os colegas também podem desenvolver uma maior resistência a gerar conflitos ou ficarem mais abertos para solucioná-los.

4. Adapte a conversa conforme o colega

Moldar a forma como se conversa com cada colega é um ótimo jeito de prevenir ou eliminar conflitos no trabalho. Nem todos conversam da mesma forma; o que para uns pode ser uma brincadeira para outros pode soar ofensivo.

O volume e o tom de voz podem ser interpretados como rudes, mesmo que não sejam para quem fala. Colegas que falam mais podem incomodar aqueles mais silenciosos e por aí vai.

Aliás, aprender a adaptar a fala e a linguagem para várias pessoas pode melhorar a capacidade de se falar bem em público.

5. Aprenda a receber feedbacks construtivos

Um erro de muitos profissionais é levar as críticas para o lado pessoal; isso pode levar a conflitos no trabalho. É preciso tornar-se receptivo a elas, para que ocorra o próprio crescimento pessoal e profissional por meio da análise e mudança dos itens apontados.

Eliminar conflitos no trabalho requer paciência e autoanálise constante. Porém, com a aplicação dessas dicas é possível lidar melhor com eles e até mesmo ajudar os colegas a evitarem situações assim.

Gostou desse artigo sobre como evitar conflitos no trabalho? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender com eles!

 

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta