08 Dicas para Alcançar Metas de Curto Prazo

Há pelo menos duas escolas de pensamento sobre produtividade: metas x ferramentas. A primeira delas enfatiza a importância de definir os objetivos corretos, e assim minimiza a relevância de se tornar eficiente.

\r\n

A outra enfatiza que as ferramentas e técnicas te ajudam a se tornar mais eficiente. Por isso, daremos dicas para alcança-las de forma prática e sucinta.

\r\n

Cada meta se relaciona com outra

\r\n

Algumas pessoas dizem que as tarefas do dia a dia são as que nos ajudam a obter progresso de atingi-las, mas é importante lembrar: metas de curto prazo contribuem para as metas de médio prazo, e as tarefas contribuem para executar as metas de curto prazo. Por isso, integre suas metas dentro de uma lista de tarefas.

\r\n

Colocando a meta em prática

\r\n

Ter uma lista de tarefas não é o suficiente, é preciso formar um processo para tornar estas listas realmente eficientes.

\r\n

Por isso defina metas semanas que sejam parte destas metas de curto prazo, assim, escolha e crie projetos que te tragam mais para perto das metas de curto prazo.

\r\n

O poder das listas de tarefas

\r\n

Uma lista de tarefas é muito mais poderosa do que simplesmente servir para nos lembrar algo. Isso pode te ajudar a alinhar o que deseja futuramente com ações do dia a dia. Veja isso como um ponto central do autogerenciamento.

\r\n

Não precisa ser perfeito

\r\n

Nos primeiros estágios do seu projeto, não tente alcançar a perfeição. Aceite que seu primeiro esboço não sairá genial.

\r\n

Mas você pode revisar suas metas mais tarde e aprimorá-las. Este talvez seja o segredo para atingi-las.

\r\n

Gratifique-se

\r\n

A técnica da gratificação funciona muito bem quando precisamos nos focar num objetivo distante porque relaciona algo que nem sempre é prazeroso com uma experiência extremamente divertida.

\r\n

Quando temos um objetivo que não pode ser tocado ou vivenciado no presente, tendemos a criar barreiras psicológicas para sabotá-los. Por isso é importante se presentear quando atingir as metas de curto prazo.

\r\n

Tenha parceiros

\r\n

Tudo fica mais fácil quando você tem o apoio de terceiros. Escolha alguém que lhe ajude a ter disciplina durante a trajetória.

\r\n

Agora é só partir pra ação e ter em mente o que o filósofo Sêneca disse certa vez “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”.

\r\n

Defina um prazo

\r\n

Comece qualquer suas metas com um prazo em mente. O ideal é que para cada tarefa você tenha um prazo definido.

\r\n

Dessa forma, fica fácil para você verificar se está dentro do cronograma do seu projeto ou se está atrasado. Isso é importante para que não se perca.

\r\n

A ação é a chave

\r\n

Com o objetivo de atingir nossas metas, é preciso que tomemos a ação. Apenas escrever as metas no papel não ajuda e também não substitui o esforço prático.

\r\n

É necessário definir as metas e organizar as coisas que queremos para nós como uma forma de mantermos claramente em nossa visão o que é necessário fazer para que nos aproximemos daquilo que queremos nos tornar.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta