07 Dicas de Automotivação para Tempos Difíceis

É muito comum, em momentos mais difíceis da vida, ficarmos desmotivados com absolutamente qualquer coisa possível. Às vezes, nos sentimos desmotivados até para coisas simples, como para tomar banho no final do dia e para sair com os amigos e relaxar no final de semana.

\r\n

Se estiver se sentindo assim, a melhor pessoa para te motivar novamente é na verdade você mesmo! Portanto, seguem algumas dicas de automotivação.

\r\n

Tenha um sonho e uma visão

\r\n

O primeiro passo para se manter motivado é sempre ter um sonho, uma visão, um lugar onde se quer chegar. Ficar parado e satisfeito muitas vezes é muita razão para desmotivar, cair na rotina e não se importar mais com o futuro.

\r\n

Quer ser promovido, mudar de cidade, comprar um carro ou uma casa. Mantenha esse sonho, um sonho grande, alto sempre visível. Para não esquecer o motivo para se levantar da cama todos os dias.

\r\n

Metas e planos de realização

\r\n

Além de possuir um sonho grande e manter ele sempre visível, mantenha também metas menores, para o dia, a semana ou o mês, no máximo.

\r\n

O que você tem que realizar nesse dia e nessa semana, manter isso visível para que possua grande satisfação com cumpri-las, dessa forma, mantendo-se motivado.

\r\n

Derrote a procrastinação

\r\n

Muito importante para a automotivação, porém uma das técnicas mais difíceis, é a derrota da procrastinação. A procrastinação atrapalha o rendimento do trabalho, e, por sua vez, atrapalha a motivação nossa de cada dia.

\r\n

Portanto é importante derrotar a procrastinação. Pare de adiar as suas metas e as cumpra o mais rápido possível. O sentimento de satisfação de cumprir as metas vem mais rápido e melhora sua automotivação.

\r\n

Recompense-se

\r\n

Derrotar a procrastinação não quer dizer não se divertir momento algum e apenas trabalhar. Entre as metas, estabeleça recompensas. Essas podem ajudar a você a termina-las mais rápido.

\r\n

Por exemplos, alguns estudantes colocam um pedaço de chocolate a cada 10 páginas lidas do livro de estudos para motiva-los a continuar estudando. Outro exemplo, se seu prazer é assistir séries, é, a cada meta cumprida, assistir um episódio.

\r\n

Só não vale tomar todo o seu tempo nas recompensas, você tem que voltar às metas! Portanto, estabeleça uma recompensa maior quanto terminar todas as metas.

\r\n

Encontre um parceiro

\r\n

Encontre alguém que possa te ajudar nesse processo de motivação, algum amigo, mas é interessante encontrar alguém que tenha as metas parecidas com as suas, ou seja, um colega de trabalho.

\r\n

Assim, você se motiva vendo-o realizar as metas e vice-versa.

\r\n

Pratique um esporte

\r\n

Praticar um exercício físico gera a liberação do hormônio endorfina, que traz uma grande sensação de bem-estar e plenitude extrema.

\r\n

Praticando um esporte regularmente, terá esses sentimentos regularmente e isso poderá ajudar na sua motivação de todos os dias.

\r\n

Seja disciplinado

\r\n

Mantenha uma rotina, estabeleça as metas e realmente as cumpra. Chegue no final do dia sabendo que fez tudo que precisava fazer.

\r\n

Para que isso aconteça, você deverá ser uma pessoa bastante disciplinada, e tudo isso ajudará a se manter motivado.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta