04 Dicas para driblar a falta de disciplina

Diversas pessoas consideram famosos, músicos, artistas ou afins, pessoas que tiveram sorte por ganhar esses dons. Pois te digo aqui que a grande diferença entre uma pessoa com algum talento e uma pessoa sem nenhum talento, é por muitas vezes a capacidade de se disciplinar.

A disciplina é um fator importante de praticamente qualquer famoso que batalhou pelo que tem. E não só deles, uma vida sem disciplina está fadada ao fracasso completo.

Porém, essa disciplina é uma força invisível. É a parte debaixo do iceberg quando vemos alguém de sucesso.

Somente com disciplina se consegue perder o peso que deseja, construir a musculatura que quer, terminar seus estudos, aprimorar seus talentos, aprender coisas novas, evoluir e mudar sua vida.

A vida não vai te esperar

Esse é um fato que para muitos chega até a assustar. A vida não te espera. Não importa o que tenha diminuído seu ritmo ou causado seu atraso, a vida nunca irá te esperar.

Muitos optam por ficar em uma boa zona de conforto, repetindo ações e até pensamentos que lhe parecem confortáveis o suficiente para negar o esforço necessário para alcançar seus objetivos.

Sair dessa zona de conforto é essencial para construir além de disciplina, caráter próprio. Assim como um músculo, disciplina pode e deve ser treinada.

Não espere a motivação, vá e faça

Vemos muitas mensagens diárias de diversas fontes que nos gritam para “não fazer até ter vontade” ou “esperar a motivação certa”. Isso não é bom para você ou sua disciplina.

Oportunidades nem sempre surgem, e por muitas vezes são criadas. Vá fazer o que você precisa, sem pensar muito se quer ou não. Muitas vezes na vida você precisará fazer o que não quer de jeito nenhum. Acostume-se com essa ideia.

Tente sempre terminar o que começou

Quando possível se aplique ao máximo naquilo que não pode terminar antes. É simples, se acostume com a ideia de terminar tudo o que começou.

Pense, sempre quando for fazer algo “quanto você realmente quer atingir seu objetivo”?

Por muitas vezes você irá falar para si e para todos a sua volta o quanto você realmente quer fazer alguma coisa, ou atingir um objetivo.

Porém, palavras sempre irão falar mais auto que ações quando se trata de objetivos. Não basta falar que quer fazer, somente seus atos irão realmente provar quão genuína é sua vontade de alcançar seus objetivos.

Uma prática boa a se começar é levantar todas as manhãs e falar “hoje não vou me deitar até que eu termine de fazer x, ou faça y”. Sempre pense no resultado de um trabalho bem feito, nunca no quão trabalhoso vai ser chegar lá.

Acostume-se com a ideia que o processo é necessário para se atingir os objetivos.

Seja honesto consigo mesmo

Pode parecer ridículo, mas muitas pessoas mentem para si diariamente. “Não quero fazer demais” ou “Já estou muito estressado para fazer isso” ou coisas do tipo.

Pare de fazer isso consigo mesmo. Isso são armadilhas para si. Assim você nunca terá disciplina própria e sua vida será muito mais difícil.

Coach Luiz Porto

Coach Luiz Porto Autor

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Mestre em Comportamento Humano. Formado como Coach na SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atua em Coaching e Gestão de Pessoas há mais de 10 anos e tem passagens por diversas empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta